Folha de S. Paulo


Há uma grande conspiração por trás dos números da Previdência?

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 19-04-2017, 12h00: Cartilha sobre a reforma da previdência, produzida pela base aliada do governo na câmara, e que foi distribuída aos deputados integrantes da comissão especial. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) ***EXCLUSIVO***
Cartilha sobre a reforma da Previdência produzida pela base aliada do governo na Câmara Federal

BRASÍLIA - Há uma grande conspiração no Brasil. Os culpados são os números. E os técnicos responsáveis por eles. Tudo começa porque questões importantes para o país "não são discutidas suficientemente com a sociedade". É a crença de que a sociedade pensa como você e, quando for ouvida, vai dizer exatamente o que você quer.

Com os números é a mesma coisa. É necessário debater o que faz com que uma dívida seja uma dívida e um deficit seja um deficit.

Comece dizendo, por exemplo, que não existe deficit da Previdência. Se os gastos forem maiores que as receitas, diga que é necessário "abrir os números e compreender quais são as entradas de recursos, quais são as saídas".

Se os números insistirem em contrariar a tese, mesmo considerando que se trata de uma contabilidade usada há décadas, tanto por governos do PSDB como do PT, busque uma saída clichê.

Como dizem as propagandas patrocinadas por sindicatos do funcionalismo público: se o Brasil acabar com a corrupção e com a sonegação (fácil, não?) e também melhorar a eficiência do gasto não será mais necessária uma reforma da Previdência.

As pessoas mais privilegiadas pelo sistema previdenciário dizem ser contrárias à reforma não porque queiram defender o benefício delas, mas por estarem realmente preocupadas com a maioria dos trabalhadores.

Curioso que sindicatos de funcionários públicos acusem (vejam só) funcionários públicos de maquiar e esconder dados aos quais é dada ampla publicidade há décadas.

Mas no Brasil não existe gasto, apenas direitos adquiridos. Que são pagos pelo governo e não pela população, embora os números insistam em dizer o contrário.

Cerca de 40% da receita federal vai para benefícios previdenciários (50% se somados servidores inativos). Apenas 12% para saúde e educação. Essa diferença só tem aumentado. Deve ser culpa dos números.


Endereço da página:

Links no texto: