Folha de S. Paulo


Após os Jogos do Rio, castelo de areia do esporte olímpico desaba

Fabrice Coffrini/AFP
The president of the Olympic Committee of Brazil and Rio 2016 Organising Committee for the Olympic Games, Carlos Arthur Nuzman delivers a speech during the closing ceremony of the Rio 2016 Olympic Games at the Maracana stadium in Rio de Janeiro on August 21, 2016. / AFP PHOTO / Fabrice COFFRINI
O presidente do COB e do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, no encerramento dos Jogos

O Brasil foi palco da Olimpíada-2016, que envolveu gastos estimados em cerca de R$ 40 bilhões. O balanço ainda não foi fechado. Embora realizado com sucesso, o fim do evento desgraçadamente coincidiu com a economia nacional enfrentando uma das piores crises de sua história. O esforço valeu a pena para o esporte nacional?

A julgar pelas declarações na semana passada do presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Carlos Arthur Nuzman, parece que não. Sem qualquer constrangimento, Nuzman em entrevista coletiva afirmou que " a partir de agora, a gente volta ao que era antes de Sydney-2000".

Então, o esporte brasileiro está de volta à década de 90? Declaração macabra, mas inquietante se levadas em conta as duas décadas do próprio Nuzman na liderança do COB.

Além disso, ele acumulou o comando do Comitê Rio, responsável pela organização da Olimpíada, e recentemente se lançou candidato à presidência da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana).

Quando assumiu a presidência do COB, em junho de 1995, ele já tinha um discurso ambíguo sobre continuísmo nas gestões esportivas. Era contra, embora seu currículo registrasse 20 anos na chefia da CBV, a gestora do vôlei nacional. O sucesso alcançado pela modalidade, no entanto, amenizava a contradição.

Nada impedia à época declarações sugerindo que o esporte brasileiro estava apenas decolando para o patamar de potência olímpica.

Um ano depois de Nuzman assumir o poder no COB, o Brasil foi a Atlanta e, pela primeira vez, ultrapassou a marca de dez medalhas. Ganhou 15, três de ouro, também um registro inédito.

Arrebatou ainda seus primeiros pódios olímpicos no feminino, com destaque para o ouro de Jacqueline Silva e Sandra Pires e a prata de Mônica Rodrigues e Adriana Samuel, no vôlei de praia, que estreava na Olimpíada. As mulheres ficaram também com a prata no basquete e o bronze no vôlei de quadra.

Nuzman, espontaneamente, reconheceu que aquela campanha praticamente nada tinha a ver com sua gestão, pois assumira o posto quando a preparação da delegação estava encaminhada.

Ocorre que, de lá para cá, a evolução foi modesta. O ápice, como era de se esperar, aconteceu em casa, no Rio. Chegou a 19 medalhas, sete delas de ouro, mas sem atingir a meta de colocar a delegação entre as dez mais laureadas dos Jogos, como vislumbrava o COB.

Terminou em 12º lugar pelo total de medalhas. Em contrapartida, os brasileiros foram ao pódio em 12 esportes, um patamar superior ao das Olimpíadas anteriores.

Após o encerramento dos Jogos, aos poucos as incertezas começaram a despontar. Com o galope da crise econômica, minguaram os patrocínios, antes abundantes pela exposição na vitrine da Olimpíada. Sólida, restou a Lei Piva, sancionada em julho de 2001 e que destina 2% das loterias federais ao COB e ao Comitê Paraolímpico.

No último dia dos Jogos no Rio, Nuzman chegou a rebater questionamento sobre a sua permanência no comando do COB –logo depois foi eleito para a sexta gestão consecutiva–, insinuando que a larga experiência tinha tido reflexo na organização da exitosa Olimpíada.

Naquele momento, o argumento soava tortuoso e complicado para ser rebatido. A declaração de que o esporte brasileiro volta no tempo, passados apenas sete meses, recoloca um ponto de interrogação nas chances de bons frutos na longevidade em cargos diretivos do esporte.

Está evidente a dependência do setor por verbas públicas cada vez mais generosas e a ausência de uma estrutura sólida para caminhar com as próprias pernas.

A sensação é semelhante à da construção de castelo de areia na praia, que fica à mercê da maré ou de uma óbvia onda mais alongada. Tudo vira simplesmente praia, em segundos.


Endereço da página:

Links no texto: