Folha de S. Paulo


A evolução tecnológica dos fins

1978. Carmem teve um amante. Uma paixão avassaladora que quase a fez largar marido e filhos. Tinham encontros furtivos em tardes ensolaradas do meio da semana. Tudo foi descoberto. Pressionada pela família, Carmem rompeu a relação. O homem enlouqueceu e passou a persegui-la.

A história quase terminou em tragédia. Foi depois de uma surra dada pelos primos de Carmem que o amado desapareceu. Em todos os seus aniversários, ela atendia a um telefonema que a deixava muda. Do outro lado da linha, ele assobiava a música dos dois. Nada mais.

Ilustração Zé Vicente

2007. Maria teve um namorado. Uma relação tórrida, cheia de mentiras, tapas e beijos. Rompeu-se num flagra o último filete de confiança, dissipando de uma só vez a névoa rala que a cegava em nome do amor.

Terminaram. Mas ela o adorava. E isso não se dissipa num relâmpago. Meses de lágrimas. Começou então a sair de novo para rever os amigos e, numa roda dessas, falava-se de uma tal Adriana que tinha sido destroçada emocionalmente por um fulano cafajeste. Percebeu no olhar de um amigo que tentou conter a conversa que o cafajeste era o mesmo.

Foi pra casa e não resistiu. Jogou-se na rede atrás da cúmplice. Vasculhando perfis de amigos comuns chegou no de Adriana. Marcaram um encontro.

Choraram juntas, mesmo percebendo a interseção de seus romances. Se eram várias, não havia "a outra". E o ódio se fez solidariedade. Adriana quis prosseguir em busca das vítimas do amor de fulano. Maria a dissuadiu, mas me confessou ficar tentada a ir atrás das atuais namoradas para privá-las do golpe fatal do Barbazul. Uma vingança filantrópica. Não sei onde chegou.

2014. Lena tem um ex-marido. Estão separados há dois anos, mas não consegue desligar-se dele. Não resiste. Vigia suas postagens na rede e lhe envia mensagens das quais se arrepende depois.

Para tentar se livrar do vício, acaba de instalar em seu celular um aplicativo que bloqueia qualquer tentativa de acesso ao contato telefônico de seu ex e, se ela tenta desbloquear numa recaída, cinco amigos previamente indicados recebem alertas para tentar dissuadi-la. Me recusei a ser um deles. Demais pra mim.


Endereço da página: