Folha de S. Paulo


O primeiro carro da BMW

A BMW, hoje famosa por seus esportivos e veículos de luxo, começou a fabricação de automóveis com um modelo mais modesto, o micro Dixi, de apenas 15 cavalos. Na verdade, o carro era uma licença de fabricação, na Alemanha, do inglês Austin 7 -a fabricação de microcarros voltou a se repetir décadas mais tarde com a BMW-Isetta.

O Dixi era pequeno, mas a BMW já era uma gigante, que fabricava aviões, motos e motores industriais. Os automóveis eram, naturalmente, o próximo passo.

O modelo foi fabricado de 1928 a 1931 e, como era comum na época, o mesmo chassi recebia diferentes carrocerias. Assim, o pequeno veículo tinha diferentes versões: coupé, tourer, sedã.

A mais interessante, porém, era a Sports Typ 600, uma versão esportiva roadster feita pela fabricante de carroceria Ihle. Ela já possuía a famosa grade dupla na frente -conhecida como "kidney" -, que até hoje é a principal característica de design da BMW.

Denis Cisma/Folhapress
André Barros Beldi e a versão Sports Typ 600 do BMW Dixi ano 1928
André Barros Beldi e a versão Sports Typ 600 do BMW Dixi ano 1928

A foto acima é de um exemplar de 1928. Há apenas mais seis modelos iguais a esse no mundo, sendo que um fica no museu da montadora, na Alemanha.

Esse carro provavelmente é o BMW mais antigo em território brasileiro e um dos primeiros no mundo a receber a famosa grade.

O proprietário é o publicitário André Barros Beldi, 34. Ele encontrou o carro desmontado e guardado em caixas, no Rio Grande do Sul, em 2010.

A partir daí, fez uma restauração completa, incluindo a fabricação de muitas peças. O serviço terminou só em 2013.

Desde então, o carro já participou de exposições e até de uma corrida de calhambeque, a "Pé na Tábua".

O veículo foi uma das estrelas do Encontro Brasileiro de Autos Antigos, realizado no último domingo (24) em Águas de Lindóia. Beldi levou, além do Dixi, um Land Rover série 1 ano 1951 e um Alfa Romeo 6C Boneschi 1950. Competindo com outros 660 veículos, os três carros foram premiados.


Endereço da página: