Folha de S. Paulo


O Corcel Bino

A estilista Carolina Vassilak, 32, voltou aos tempos áureos da equipe Willys no último fim de semana.

Ao volante de um Ford Corcel Bino 1969, ela conquistou o quarto lugar na primeira edição da Classic Driver, no Autódromo de Interlagos. Era a única mulher na prova, mas não se intimidou diante dos outros 17 pilotos.

O carro da estilista não era um Corcel comum: tinha a preparação de época feita pela Bino, de Luiz Antonio Greco (1935-1992), famoso por ter sido o chefe da Equipe Willys de Competição, que dominou o automobilismo brasileiro nos anos 1960.

A equipe formou pilotos como Wilson Fittipaldi Jr, Luiz Pereira Bueno, José Carlos Pace e Bird Clemente, o primeiro piloto a receber salário no Brasil. Corriam com os Alpines 108 da Renault, que foi lançado no país com o nome de Willys Interlagos.

Anos depois, a equipe de Greco mudou de nome. isso aconteceu na época em que a Willys foi comprada pela Ford, surgindo a Bino. Foi uma homenagem ao alemão Christian "Bino" Heinz (1935-1963), piloto da Renault, fundador da Equipe Willys. Ele faleceu em um acidente nas lendárias 24 Horas Le Mans, na França.

Com a aquisição da Willys, a Ford herdou também um projeto que era originalmente da Renault, o Corcel.

Greco, familiar com o projeto antes mesmo de o automóvel chegar às ruas, criou uma versão preparada do sedã, com aumento de cilindrada, carburação dupla, escapamentos especiais, entrada de ar no capô e interior com instrumentação completa. O kit era tão caro que chegava a custar 50% do preço de um Corcel novo.

O Bino que Carolina pilotou em Interlagos honrou sua ascendência de corrida. Seu namorado, que competia com um Porsche 356 1951, chegou atrás dela, mas não se importou com a derrota.

Denis Cisma/Folhapress
Carolina Vassilak e o Ford Corcel Bino em Interlagos
Carolina Vassilak e o Ford Corcel Bino em Interlagos

Endereço da página: