Folha de S. Paulo


Restaurado pela montadora

O Fiat Oggi CSS (Confort Super Sport) foi uma série especial criada para homologação no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos nos anos 80.

O maior motor que a Fiat produzia antes do CSS era o 1.3 do Fiat 147 Rallye, enquanto os concorrentes Ford Escort, GM Chevette e VW Voyage possuíam motorização 1.6. Para diminuir a desvantagem, a versão CSS saía com uma unidade 1.4 sob o capô, que na versão de pista tinha a capacidade aumentada para 1.490 cm³.

Somente 300 unidades da versão CSS foram feitas, o mínimo necessário para homologação. Esse fato torna o modelo muito colecionável.

Dono de um Fiat Oggi CSS 1985 de chassis número 89, o empresário Ricardo Jacob, 56, emprestou o carro para Fiat em 2006. O carro participou das ações de lançamento do Stilo Schumacher Season e das comemorações de 30 anos de Fiat no Brasil.

Divulgação
Fiat oggi CSS ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Fiat Oggi CSS, que foi lançado em 1984 como série especial

Por uma decisão estética do marketing da marca, o pobre CSS foi revestido de adesivos brancos. Na hora de retirar o decalque, para desespero de Jacob, a cola estragou a pintura e grande parte dos adereços originais do carro.

Para reverter a situação, a Fiat se comprometeu em restaurar o carro por completo, em sua oficina de fábrica, na cidade de Betim (MG).

De tempos em tempos, Jacob era convidado para acompanhar a restauração, com hospedagens e passagens de avião bancadas pela Fiat.

Em excelente estado até hoje, o carro participou da primeira edição do Clássicos Brasil, em 2015.

É um evento de grande porte, exclusivo para modelos antigos de fabricação nacional, que ocorre no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo.

A segunda edição está acontecendo neste fim de semana de feriado e conta com a participação de um Fórmula 1 da Equipe Fittipaldi, com direito a ouvir o ronco do motor V8 Ford Cosworth, e autógrafos de Wilson Fittipaldi Jr. A entrada custa R$ 25. Imperdível!


Endereço da página: