Folha de S. Paulo


Fora da curva

O cineasta Dino Dragone, 47, acaba da finalizar "Nutz", um documentário sobre os malucos por carros antigos. Ele está fechando parcerias para exibir sua obra nos maiores encontros de automóveis clássicos no Brasil.

O próprio Dino é um aficionado pelos "velhinhos", em especial pelo Ford Galaxie -chegou a ter seis ao mesmo tempo.

Dino também ajudou na restauração do Galaxie do ex-presidente Juscelino Kubitschek, escreveu três livros sobre o modelo e ainda organizou um dos maiores encontros desse Ford no Brasil, que contou com mais de 200 carros.

Contudo, seu documentário não é sobre esse sedã de origem americana, ainda que se note a predileção pelo modelo no decorrer do longa. É, sim, sobre a mente peculiar dos entrevistados.

Todos, à sua maneira, são apaixonados pelos automóveis: um colecionador que já perdeu a conta de quantos carros tem, um fanático por DKW que montou uma concessionária e fabrica peças de reposição da marca (mas não abre as portas para o público) e um amante de miniaturas que ocupa a maior parte da sua casa com a coleção, entre outros.

Há também figuras notórias, como Roberto Nasser, o criador da placa preta, e o ex-piloto e também colecionador Nelson Piquet.

Com 800 horas de material bruto e uma produção que levou quatro anos, o filme é um registro de um comportamento fora da curva da normalidade. São pessoas que dedicam muito tempo e dinheiro aos automóveis, transcendendo a simples função do transporte para ocupar um espaço de membro da família.

Para a foto desta coluna, saímos para uma volta com o enorme Galaxie de polícia do Dino em plena semana do Dia Mundial sem Carro. Ao invés de nos xingarem, não havia uma pessoa que não sorrisse e quisesse tirar fotos com ele.

A loucura de Dino parece contagiar as pessoas, e seu documentário acaba servindo de alento -quase um grupo de apoio- para outros malucos como ele.

Denis Cisma/Folhapress
Cineasta Dino Dragone, 47, e seu Ford Galaxie 1972 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Cineasta Dino Dragone, 47, e seu Galaxie de polícia 1972

Endereço da página: