Folha de S. Paulo


Senna e a Mercedes Cosworth

Em maio de 1984, a Mercedes aproveitou a inauguração do novo circuito de Nürburgring, na Alemanha, para promover o lançamento do 190E 2.3 16V Cosworth. Para isso, convidou o olimpo da Fórmula 1 para uma corrida de exibição.

Entre eles estavam Niki Lauda, James Hunt, Alain Prost, Keke Rosberg e veteranos como Jack Brabham e Sir Stirling Moss. Emerson Fittipaldi foi convidado, mas não pôde ir. Por isso, colocaram um novato no lugar dele. O rapaz de 24 anos se chamava Ayrton Senna.

Na época, o brasileiro estreava na Fórmula 1, tendo corrido quatro corridas pela Toleman.

Para ele, essa não era uma corrida de exibição qualquer. Sabia que competia com nove campeões mundiais de igual para igual, onde o vencedor seria o melhor piloto, e não o melhor carro.

Alain Prost disse mais tarde que Senna foi muito amigável na van que trouxe os pilotos do aeroporto. Esse clima só durou até Prost conquistar a pole position na classificação.

Enquanto os veteranos guiavam mais para se divertir, os mais novos estavam competindo para valer, com Alan Jones fundindo o motor na terceira volta. Senna cavou a liderança em uma manobra arriscada levando Prost a bater em Elio de Angelis. Niki Lauda perdeu a classificação e largou por último, foi ultrapassando até chegar à segunda posição.

Começou a chover. Imbatível em pistas molhadas, Senna venceu a prova.

Denis Cisma/Folhapress
Eduardo Foresti e sua rara 'Cossie'
Eduardo Foresti e sua rara 'Cossie'

Eduardo Foresti, designer de 46 anos, se apaixonou pela história do carro e foi atrás de uma "Cossie", apelido por causa do sobrenome Cosworth.

Encontrou uma 1985, raríssima no Brasil devido às importações proibidas da época. Foi carro de consulado.

Hoje, gosta tanto do carro que não consegue ter o desprendimento de levá-lo no lava rápido. Para ele, a água com pressão arranca até o que não deve.

Em dois anos, só passa um paninho quando chove. Afinal, a chuva sempre foi amiga desse carro.


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