Folha de S. Paulo


Volta ao mundo em um Ford T

DESMISTIFICANDO a ideia que carro antigo só quebra e não serve para viajar, um casal da Holanda decidiu pegar seu Ford Modelo T ano 1915 e viajar o mundo.

Na semana passada, terminaram em Santos a etapa pela América do Sul.

A aventura começou em 2012 e acaba no ano que vem: Dirk e Trudy Regter querem visitar 50 países nos cinco continentes, arrecadando doações para crianças órfãs (que podem ser feitas pelo site: www.modelTworldtour.org).

Parece loucura escolher um automóvel tão antigo para aguentar tanta quilometragem, mas nas cabeças do casal não é tanto assim.

Dirk conhece absolutamente tudo sobre o modelo T: seu avô e seu pai dirigiam um e ele mesmo restaurou seu carro, garantindo que tudo funcionasse como zero-quilômetro.

Dos eventuais problemas que aconteceram, foi capaz de consertar todos -até uma roda solta.

O Ford T é o primeiro carro produzido em série do mundo. Robusto e simples, parente da carruagem a cavalo, projetado para aguentar estradas das mais precárias.

Igual a um barco acompanhando um nadador em uma travessia, atrás deles vai uma equipe de apoio, de Land Rover, com peças sobressalentes, ferramentas, gasolina e material para acampamento.

No Ford T não há luxo. Sem a proteção das janelas laterais, andaram junto a elefantes Botswana, na África. Atravessaram a neve no Peru e o deserto do Sudão com as rodas de madeira originais.

Pegaram muita chuva sem limpador de para-brisa.

Porém, o que eles consideraram mais perigoso foi ir da Jordânia para o Egito. Para atravessar as fronteiras de Israel, tiveram que ser escoltados por veículos militares.

Trudy se diz feliz de voltar para casa. Não por estarem cansados de viajar, e sim porque sua quarta neta está prestes a nascer.

De todos os lugares no mundo, neste momento é na Holanda onde gostaria de estar.

Denis Cisma / Folhapress
Dirk e Trudy Regter em seu Ford T ano 1915
Dirk e Trudy Regter em seu Ford T ano 1915

Endereço da página: