Folha de S. Paulo


O Orbitron e os "lowbrow"

Se a cultura dos "hot rods" e carros custom possui um mascote, certamente é o personagem Rat Fink, do artista Ed "Big Daddy" Roth. O monstruoso rato verde de olhos esbugalhados e com as mãos para trás foi desenhado pela primeira vez em um guardanapo, como piada para ilustrar como seria o pai do Mickey Mouse.

Ed Roth, o cartunista Robert Crumb e o pintor Robert Williams podem ser considerados os pais do movimento de arte "lowbrow".

A vertente nasceu na Los Angeles dos anos 1960 e tem suas raízes na cultura marginal dos quadrinhos, hotrods, rock, música punk, filmes de ficção científica, surf e tatuagens.

Essa forma de arte critica, com sarcasmo e bom humor, desafia padrões estabelecidos e é feita para chocar. Ao mesmo tempo, mostra técnica e acabamento impecáveis.

Uma das obras-primas da arte "lowbrow" é a escultura funcional chamada Orbitron, um "dragster" futurista produzido em 1964.

Roth se inspirou em uma novidade na época: a TV a cores. O farol assimétrico do Orbitron tinha lâmpadas nas cores primárias da luz (vermelho, verde e azul) para que, juntas e de longe, fossem percebidas como uma única luz branca.

Incompreendido, o Orbitron foi um fracasso em exposições de carros na época. O próprio criador Ed Roth nunca gostou dele. Dizia que cometeu um erro grave por não deixar o motor à mostra. Acabou vendendo o protótipo.

O veículo ficou 35 anos desaparecido até ser encontrado no México, em 2007. Estava em frente a um sex shop, sendo usado como caçamba de lixo.

Restaurado por Beau Boeckmann, da Galpin Auto Sports, ressurgiu glorioso graças à ajuda dos construtores originais do carro. O pintor ainda guardava em seu arquivo a fórmula da tinta.

Recentemente, o carro foi exposto na galeria Kayne Griffin Corcoran, em Los Angeles, no seu devido lugar: como uma obra de arte.

Divulgação
Uma das obras primas da arte Lowbrow é a escultura funcional chamada Orbitron, um dragster futurista de 1964
Uma das obras primas da arte Lowbrow é a escultura funcional chamada Orbitron, de 1964

Endereço da página: