Folha de S. Paulo


Sete dicas para curar a ressaca

O que uma colunista de saúde pode escrever em plena terça-feira de Carnaval? Dicas de como curar a ressaca são bem manjadas, eu sei, mas sempre ajudam o folião que exagerou na farra e precisa estar zerado amanhã, quarta-feira de cinzas.

Os sintomas são bem conhecidos: cabeça pesada, dor na nuca e na testa, sensibilidade a luz do dia, gosto amargo na boca, cansaço e um mal estar que não passa.

Isso acontece porque o excesso de álcool tem efeito tóxico sobre o organismo. Ele acelera os batimentos cardíacos, causa desidratação, sobrecarrega o fígado e irrita as mucosas do estômago e do esôfago, por exemplo.

Para reverter o estrago, vamos às sete dicas de médicos e nutricionistas:

1 - Beba muita água, de preferência em intervalos pequenos. Além da água, sucos naturais e água de coco também são indicados.
2 - Esqueça o café amargo. A bebida tem propriedades diuréticas e pode desidratar ainda mais o corpo.
3 - Durante as refeições, prefira alimentos leves e nutritivos e carboidratos a alimentos gordurosos e difíceis de digerir.
4 - De sobremesa, nada de doces: vai fundo nas frutas frescas. São elas que vão recarregar as energias.
5 - Evite a automedicação para dor de cabeça: o ácido acetilsalicílico (Aspirina), combinado com álcool, pode causar irritação na mucosa gástrica e aumentar o risco de hemorragias. E o paracetamol (Tylenol), misturado à bebida, pode prejudicar o fígado.
6 - Esqueça aquela história de que voltar a beber é o melhor remédio para curar a ressaca. Isso só vai piorar tudo.
7 - Se a amanhã (quarta-feira) o trabalho te espera, procure descansar e relaxar nesta terça-feira.

A ressaca física até que é fácil de curar. Já a moral pode dar um pouco mais de trabalho...


Endereço da página: