Folha de S. Paulo


Médico celebridade

Na primeira vez que vi a mensagem, pensei que era um spam ou qualquer outra daquelas bobagens que entopem os nossos correios eletrônicos. Simplesmente deletei.

Mas depois a mesma mensagem foi enviada por um colega médico e resolvi ler. Trata-se de um curso para tornar médicos "celebridades". Isso mesmo. O idealizador é um profissional de marketing que desenvolveu uma "receita" para que os médicos tenham mais lucro e se destaquem na profissão.

Para ele, vale a máxima do marketing e das vendas: "Quanto maior for o valor percebido em torno do nome do profissional, maior será a sua lucratividade."

Em vídeo promocional do curso, ele explica: "Não existe valor caro e barato. Existe percepção do valor criado. O preço não é valor determinante na escolha. Quando você fala que uma consulta custa R$ 450, a pessoa pensa que os 30 minutos com você podem valer R$ 1.000. Então, R$ 450 é barato."

A receita do marqueteiro para que o médico consiga ter mais pacientes particulares e cobrar um preço alto pelas consultas envolve os seguintes passos: "Criar autoridade (??) sobre o assunto, desenvolver artigos para o seu público e publicá-los na internet, anunciar para pacientes e possíveis pacientes, começar e manter amizade com os mesmos e realizar um atendimento que gere satisfação e avaliações positivas sobre o seu trabalho".

"No final, o ciclo se repete entre anúncio, amizade e atendimento, e ao longo do tempo, o médico se tornará um médico celebridade".

Há ainda outras pérolas como a construção de uma pirâmide de escala de valor atribuído ao médico onde no topo está o "médico celebridade". Abaixo, o médico autoridade, seguido do especialista. E lá na base, o médico generalista.

"O médico generalista é o que tem o menor valor de nome percebido. Ele geralmente atende em grande escala e a sua principal função é fazer triagem para que o especialista assuma o caso. Os clientes não enxergam nesse profissional um valor de nome tão alto. Por isso, ele é o menos lucrativo de todos", escreve o marqueteiro.

Não vou perder o meu tempo e o de vocês com mais bobagens. Essa pessoa provavelmente não entende nada de medicina ou saúde. Talvez nunca tenha pisado em um hospital público ou uma unidade básica de saúde.

Provavelmente também nunca ouviu falar na importância dos médicos generalistas e na capacidade desses profissionais de resolver até 80% dos problemas de saúde.

Também deve desconhecer o fato de que 60% da população brasileira vive com menos de um salário mínimo. Então R$ 450 por uma consulta, sr. marqueteiro, é caro sim. Ainda que pensando no mercado de São Paulo em que há profissionais cobrando mais de R$ 1.000 por uma consulta...

A questão não é o que o marqueteiro pensa, escreve ou fala. O problema é que observei vários supostos médicos elogiando a atuação do profissional e demonstrando interesse no "curso".

Como escreveu o colega que me enviou a mensagem, "pobre da medicina dos tempos modernos e seus profissionais indigentes éticos".


Endereço da página: