Folha de S. Paulo


Câncer da personagem Nicole é curável em 90% dos casos

DE SÃO PAULO - Não quero ser a chata de plantão, nem cri-cri com as licenças poéticas dos autores de telenovelas. No entanto, em se tratando de educação em saúde, é sempre bom pontuar quando algum tema abordado na TV tem erros ou imprecisões.

É o que está acontecendo na novela "Amor à Vida" (Globo), na qual Nicole, personagem vivida pela atriz Marina Ruy Barbosa, recebe o diagnóstico de um "câncer agressivo", o linfoma de Hodgkin tipo IV, e deve morrer nos próximos dias.

Diferentemente da abordagem na novela, o linfoma de Hodgkin (LH) tipo IV, é altamente tratável, tem índice de cura entre 80% e 90%, segundo a ABHH, Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

O diretor da ABHH, Carlos Chiattone, explica que o tumor que afeta Nicole ocorre em 10% a 20% dos doentes, normalmente crianças, sendo mais comum no sexo masculino (numa proporção de aproximadamente três para dois).

"Pode ser considerado um modelo de doença oncológica, por ser o primeiro tumor sólido a ser curado, com tratamento efetivo e direcionado", afirma o hematologista, que também é professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Atualmente, a terapia que mais aumenta a chance de cura e qualidade na sobrevida é a quimioterapia associada ao uso de anticorpos monoclonais --este último ainda não disponível da rede SUS para todos os tipos existentes de linfoma.

"Quando a doença é mais grave ou a pessoa teve recaída, daí entramos com o transplante de medula óssea, como terapia de salvamento, o que poderia ser o caso da personagem", diz.

Para ele, é importante o fato de o tema ser abordado em uma novela de horário nobre, atingir milhares de expectadores e, com isso, disseminar conhecimento que sempre ajuda no diagnóstico precoce.

"Entretanto, no caso da personagem Nicole, o tema é abordado com um tom de que não há mais esperança para ela, que seu caso é terminal, o que distancia o público da verdade sobre a doença."

Tudo bem que o objetivo da trama não era mesmo "salvar" Nicole. A morte, inclusive, teria sido uma "punição" do autor para o fato de a loirinha ter se recusado a raspar o cabelo durante a quimioterapia. Em breve, ela voltará à novela como fantasma, para assombrar a vida do viúvo sacana.

Não é a primeira vez que a novela "Amor à Vida" derrapa no tema saúde. No início da trama, Luana (Gabriela Duarte) dá entrada na maternidade com uma crise hipertensiva, sofre uma parada cardíaca, a equipe tenta ressuscitá-la com desfibrilador, mas ela morre em pleno trabalho de parto. Dois erros em uma única cena: não se usa desfibrilador nesses casos e, por se tratar de uma gravidez de risco, deveria ter sido feita uma cesárea, não parto normal.

Ficção é ficção, eu sei. Mas, para quem está enfrentando na vida real um câncer igual ao da Nicole, é um alento saber que a doença não é uma sentença de morte.


Endereço da página: