Folha de S. Paulo


Lições de um primeiro bailarino, ética profissional sem vitimização

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LEGENDA DO JORNALO primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, Thiago Soares, que dança em São Paulo
O primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, Thiago Soares

Muito se escreveu nos últimos dias sobre o Brazil Forum, encontro organizado por estudantes brasileiros de instituições inglesas de renome como Oxford e London School of Economics, em que estiveram presentes políticos, juízes, pesquisadores, empresários e ativistas. As avaliações ali feitas viraram manchetes de jornal e, por vezes descontextualizadas, ganharam as redes sociais.

O que houve de mais interessante em Londres e Oxford, na verdade, foi o fato de que o evento resultou de um esforço de alunos que queriam sair da polarização prevalente hoje no Brasil e, contando com o idealismo próprio da juventude, apostar na possibilidade de construir soluções para nossos problemas, a partir de um diálogo construtivo.

Em meio a painéis curiosos, como os que colocaram lado a lado o juiz Sergio Moro e José Eduardo Cardozo, ou o que reuniu Jaques Wagner e Ciro Gomes, a plateia pôde ouvir, com interesse, o primeiro bailarino do Royal Ballet, o brasileiro Thiago Soares.

O que chamou atenção em seu depoimento foi o fato de que esse jovem de Vila Isabel, no Rio, com experiência adquirida em "street dance", fugiu de narrativas convencionais de vitimização que enfatizassem a vulnerabilidade de sua condição prévia ou os obstáculos que teve de enfrentar. Fugiu igualmente tanto do rótulo de herói como do de brasileiro pobre que fez milagres.

O bailarino falou de esforço, de erros cometidos, de aprendizagem e de desafios importantes para seu projeto profissional. Destacou momentos de celebração e camaradagem com seu time, colegas bailarinos que compartilham os mesmos desafios, o mesmo sentido de ética profissional expressa na tentativa de fazer o melhor trabalho possível, a partir de padrões do que é dança de qualidade.

Fez-me lembrar do ofício de professor e da maneira por vezes inadequada com que a imprensa o apresenta. Bons professores não são mostrados como detentores de boas práticas que garantam uma aprendizagem sólida por parte dos alunos, mas ora como vítimas, num fenômeno descrito por alguns como "coitadismo" (coitado, é professor), ora como heróis, e a descrição de eventuais realizações demanda dessacralizar o grupo, como se aquele mestre só pudesse ser bom se não contasse com o apoio de colegas e atuasse em circunstâncias de extrema dificuldade.

Precisamos introduzir narrativas como a de Thiago na educação, em que professores possam ter padrões profissionais estabelecidos do que é boa prática, contar com o apoio necessário e desenvolver orgulho do seu trabalho, tanto individual, em sua prática em sala de aula, como coletivo, como parte de um time que faz um trabalho de qualidade.


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