Folha de S. Paulo


O que é crônica?

Estava aqui pesquisando sobre crônicas. É, de vez em quando, além de escrever, temos que pesquisar e refletir sobre o assunto (já reparou que esse texto que eu escrevo é uma crônica?).

A crônica é um texto que fica entre a literatura e o jornalismo. Entre contar histórias inventadas e reais. Temos um certo compromisso com o cotidiano, mas não é, assim, um "compromissão". Podemos falar de gatos gigantes imaginários ou escrever uma crônica inteira na base do "E se"¦?" (E se as plantas falassem? E se São Paulo fosse na praia? E se eu fosse um vaga-lume? E se o meu armário resolvesse falar?). Da mesma maneira, posso escrever sobre um passeio no metrô, listar coisas deliciosas, posso contar do almoço...

Tem uma porção de escritores famosos que escreveram crônicas. Muitos consideravam esse tipo de texto como a hora em que podiam escrever "de brincadeira". Gosto de pensar que a crônica é a hora do descanso da escrita, do descanso do assunto sério.

Não é que seja impossível falar de coisas sérias na crônica. A gente pode fingir que não está escrevendo nada muito sério, mas, lá no fundo, estar escrevendo sim. Aí você só repara depois, junta lé com cré e pensa: "A fulana tem razão". E o assunto fica gravado na nossa caixola.

Se a gente passa o dia inteiro escrevendo no celular, na aula e no Facebook, que tal dar uma descansadinha e escrever uma crônica, como quem não quer nada, só de brincadeira?


Endereço da página: