Folha de S. Paulo


Meninos e meninas

Meninos, vamos brincar de casinha? Vamos brincar de lavar e passar roupa, de comidinha, de dono de casa e de papai e filhinhos? É que vocês não sabem, mas, no futuro, quando forem grandes, esse conhecimento em forma de brincadeira vai ser útil.

Sabe, hoje em dia, homens e mulheres do nosso país sofrem de um mal horroroso, de uma doença de alma triste: acham que ser mulher é menos do que ser homem. Eles nem percebem, mas, quando dizem que brincar de casinha é coisa de menina, acabam esquecendo que meninos também cuidarão de uma casa no futuro.

Os meninos vão brincar de carrinho, como se fossem os únicos a se tornar motoristas no futuro. Meninos serão astronautas, engenheiros, médicos. E as meninas? Elas serão muitas coisas também. Mas o que se espera é que elas sejam boas donas de casa. O treino começa nas brincadeiras.

Andrés Sandoval
FOLHINHA - Ilustração da coluna Cafuné ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Meninas, que tal brincar de política? Vamos brincar de virar parlamentar, escrever leis, discursar, ser presidenta e prefeita? É que vocês não sabem, mas, no futuro, quando forem grandes, esse conhecimento em forma de brincadeira vai ser útil.

Os adultos de hoje estão doentes, e infelizmente não sei se irão sarar nesta geração. Cabe a vocês virar a mesa, subverter as regras estabelecidas por nós, adultos infectados com o vírus da falta de coração.


Endereço da página: