Folha de S. Paulo


Delícia de calor

E nesta semana parece que finalmente o verão chegou com toda força. Mais do que um papo besta entre as pessoas, finalmente vamos nos livrar dos casacos e cachecóis, que pareciam nunca mais desgrudar de nossos corpos.

Frio é bom, mas só quando o verão chega ao fim e não aguentamos mais o calor infernal. Agora é hora de brincar com esguicho, bacia, bexiguinha, pistola d'água e qualquer outra coisa que molhe e refresque um pouco. De tomar banho frio, várias vezes por dia, regar as plantas da mãe e da vó. Banho de chuva pode. Com o tempo tão quente , a gente precisa dela, muito.

Nestes dias calorentos, não tenho a menor dúvida: sento fora de casa, quase na rua, com o pé em uma bacia cheia d'água. Trabalho ali, com o computador no colo, olhando o movimento da rua. É como se eu morasse numa cidade do interior.

Esta é a época boa também para fazer sacolé -sabe aquele saquinho de plástico que a gente enche de limonada, suco de uva ou laranjada e coloca direto no congelador?

E tem raspadinha, sorvete e picolé. Raspadinha é a minha favorita, principalmente a de groselha, que anda tão sumida do mercado.

É tempo bom para comer manga geladinha, melancia e toda e qualquer fruta sumarenta, daquelas que o caldo escorre pelo canto da boca, e a gente fica meio babado, meio nojento e melado, mas completamente feliz -e pronto para tomar outro banho frio.


Endereço da página: