Folha de S. Paulo


Aos 45, Fernanda Young passa em oitavo lugar em seu quarto vestibular

A escritora, roteirista, atriz, apresentadora e coelhinha da "Playboy" Fernanda Young pode, aos 45 anos de idade, aumentar ainda mais o rol de profissões. Passou no vestibular para artes plásticas na Faap, a quarta faculdade que começa (letras, jornalismo e rádio e TV vieram antes).

Leia abaixo entrevista com a caloura.

Bob Wolfenson/Divulgação
Fernanda Young clicada em 2012 por Bob Wolfenson
Fernanda Young clicada em 2012 por Bob Wolfenson

É verdade que você passou no vestibular para artes plásticas?
Sim. Pagando a minha língua porque várias vezes disse que nunca mais pisaria em um campus universitário.

Como escolheu esse curso?
Eu desenho, sempre desenhei. Não bem necessariamente, mas desenho. Para eu escrever, desenho os personagens. Quando relancei alguns livros, coloquei desenhos de alguns personagens meus. Nunca fiz nenhum curso. Há cinco anos comecei a bordar em tela. Bordava desenhos e poesias. Vou lançar um livro com esse trabalho, "A Mão Esquerda de Vênus"

Estudou para o vestibular?
Fiz aulas particulares de português, de geografia, de história. A primeira vez que fiz uma redação num simulado, fui mal. Tem uma fórmula e eu não tenho a mínima paciência para isso. Não sei que nota tirei, mas devo ter segurado bem porque chutei tudo de matemática e passei em oitavo lugar. É algo notável.

Gostou de ter voltado aos bancos da escola?
Vou continuar estudando português e história em aulas particulares. Meu aprendizado foi bem tosco. Gostei de rever coisas que eu desprezei quando era jovem. A professora de história é muito encantadora. E o português foi um encontro. Ortograficamente e gramaticalmente cometo poucos erros, mas estou encantada com as regras da língua. Há uma poesia qualquer da regra, que eu rejeitei porque não entendia.

As aulas mudaram seu ritmo de trabalho?
Eu ia gravar uma participação em um programa meu ["Odeio Inseguras", que estreia nos próximos meses no GNT], mas cancelei porque ia começar a faculdade em 3 de agosto.

Vai ter paciência para uma quarta tentativa de faculdade?
Vou rir e reclamar muito. E me irritar. Meu primeiro romance eu escrevi quando estava na Faap, fazendo rádio e TV. Em vez de prestar atenção às aulas, eu escrevia. Periga eu ficar no bar da frente tomando cerveja, periga muita coisa. Eu sou muito complexa, aprendo e desaprendo muito rápido. Estudar para ser avaliada mexeu com receios mais antigos meus.

Como seus filhos reagiram à notícia que a mãe voltaria a estudar?
Tenho duas filhas que vão fazer colégio lá no ano que vem, fiquei com medo de constrange-las. Mas não, cada uma me deu um lápis, uma borracha.

Tem planos para a TV, além do programa do GNT que estreia nos próximos meses?
Tem um projeto para a grade de 2016 da Globo que já foi aprovado, mas não posso falar dele ainda.


Endereço da página: