Folha de S. Paulo


PM recomenda que paulistano só use celular "em lugar seguro"

"Os telefones celulares mais sofisticados são muito visados pelos bandidos. Procure atende-los ou usá-los apenas em local seguro." A recomendação vem da Polícia Militar de São Paulo, que no fim de novembro fez um pôster educativo com esse texto e o desenho de uma mulher olhando para seu telefone portátil.

A mensagem foi veiculada também pelas redes sociais da PM. Recebeu apoio virtual na maioria dos mais de 200 comentários, mas houve quem contestasse a recomendação.

"Como pode a PM pedir que eu não use celular na rua? Não são eles que têm de garantir minha segurança para eu justamente poder atender meu celular na rua?", escreveu a aposentada Ana Lima, 63.

A polícia não respondeu aos questionamentos de Lima na rede social nem quis dar entrevista à Folha. sobre o texto.

Reprodução
Cartaz da Polícia Militar de SP recomenda a só se usar o celular em
Cartaz da Polícia Militar de SP recomenda a só se usar o celular em "lugar seguro"

"É uma frase ambivalente, que pode ser considerada um atestado de fraqueza institucional. Ou, como se diz na linguagem popular, 'tirar o corpo fora'", afirma o especialista em segurança pública Marcos Lori, pesquisador da Sorbonne.

"Existe uma orientação já usada muito tempo atrás para tomar cuidado com os objetos em aglomeração. Não dá para atender o telefone numa [rua] 25 de Março lotada", diz Coronel Álvaro Camilo, ex-comandante da PM de SP.

"Nada substitui o dever do Estado de manter a segurança. Mas a colaboração do cidadão é importante. Não vi o cartaz, mas talvez pudesse estar escrito de outra forma." Para o coronel Camilo, todos devem tomar cuidado, "mas sem paranoia".

-

FOI FAZER ESCOVA GASTOU R$ 20 MIL
Mauro Freire, que faz o cabelo de Ana Maria Braga e outras famosas no seu salão da alameda Jaú, abriu uma galeria de arte no local. "Já aconteceu de a cliente vir cortar o cabelo e comprar fotos minhas que estavam na parede", diz o fotógrafo Thomas Baccaro, que faz a curadoria do espaço, no momento com mostra de Akira Cravo, filho de Mario Cravo Neto.

-

PICASSO VAI BEM COM VINHO TINTO
O restaurante MoDi, em frente ao parque Buenos Aires, planeja fazer arte na segunda casa, que abre no shopping Higienópolis em março. "Devemos fazer mais cardápios com obras de artistas brasileiros em ascensão", diz Guilherme Castro, sócio do restaurante que já oferece vinhos em cartas pintadas por Charles Oak, Carolina Saidenberg e outros seis nomes.

-

O HOMEM DO CARRO COR DE GELO
Procura-se João Lara Nunes, que ficou famoso como Homem do Carro Amarelo porque posava em lugares públicos com sua imitação de Ferrari cor de gema. "Quero colocar ele na porta da minha festa e não acho", diz o promoter Luan Cardoso, que organiza a balada Manchete. Cinco moradores da Chácara Klabin, onde Nunes residia, dizem não o ver há meses.

-

NOVAS TINTAS NA BARRA FUNDA

Um espigão de apartamentos de Barra Funda começa a deixar sua marca antes mesmo de ser erigido. O empreendimento contratou grafiteiros como Tec (que faz ratos e lagartos gigantes) para refazer as fachadas de estabelecimentos locais, como borracharias e armarinhos, e criar um pequeno roteiro de arte de rua por ali. "A ideia é fazer um museu ao ar livre", diz o curador Baixo Ribeiro. A ver se a intervenção dura até o Central da Barra ficar pronto, no fim de 2016.


Endereço da página:

Links no texto: