Folha de S. Paulo


Cabaré do fim do mundo

Passa das 21h de quarta-feira quando o vaivém se intensifica nas escadas rolantes que dão acesso ao segundo piso da galeria Metrópole, região da República. Quem circula por lá é um público sem tempo para afetação. Profissionais liberais, arquitetos e publicitários, gente na faixa dos 30 disposta a reocupar um espaço que congregou artistas e intelectuais nos anos 1960.

Naquela área central da galeria, os ouvidos ainda não captam tudo o que está rolando do lado de lá, na direção da avenida São Luís. Bastam alguns passos à esquerda para perceber que (mais) alguma coisa original acontece por aquelas bandas do centro antigo.

Karime Xavier/Folhapress
Retrato do DJ Eduardo Beu, 42
Retrato do DJ Eduardo Beu, 42

Pilotada pelo produtor cultural Eduardo Beu, 42, a festa "Em Transe", realizada sempre às quartas no bar Mandíbula, é uma espécie de trilha sonora de uma São Paulo não só "contemporânea e cosmopolita" como também em sintonia com algo transcendente.

"Minhas inspirações para discotecagem e criação são estéticas e atmosféricas. Vão dos editoriais da fotógrafa de moda americana Deborah Turbeville aos filmes do italiano Luchino Visconti, com um tempero picante de orixá."

A "Em Transe" é dividida em três atos: o primeiro traz músicas de Tindersticks, Rufus Wainwright, Nina Simone e Marlene Dietrich, por exemplo. Perto da meia-noite, é o "momento do caos" com Josephine Baker e Maria Alcina. No terceiro, chamado efervescência etílica, vêm os "melodramas italianos, as canções mexicanas e marginais" de nomes como Boby Lapointe, Philippe Nicaud e o baiano Hyldon.

Pegou? Ninguém paga para entrar. O fundo da galeria é vazado, com um vão-livre de cara para um marco arquitetônico da cidade, o edifício Louvre, de João Artacho Jurado (1907-1983).

A festa termina lá pelas 3h30, quando ouvidos mais apurados poderão distinguir até a sinfonia do canto dos passarinhos, que rodeiam a praça Dom José Gaspar, bem ali ao lado.

-

NÃO QUERO NEM COMO VIZINHO

O prefeito Fernando Haddad (PT). Apesar de bonitão e charmoso, ele só pensa em ciclovia, enquanto o meu IPTU continua aumentando.

Helena Ultramar, 62, empresária, Morumbi

Ernesto Rodrigues/Folhapress

-

NUMERALHA

42%
Dos paulistanos nunca passaram pelo Minhocão, segundo o Datafolha

-

DIA DE DOMINGO

Bárbara Crepaldi Jardim/Divulgação
Cantora Mirianês Zabot, 33
Cantora Mirianês Zabot, 33

Mirianês Zabot, 33, cantora

MANHÃ
O que é isso mesmo? Ah lembrei... eu ZZZZZZZZZZZZZZZZ... durmo

TARDE
Caminho pelas ruas de Higienópolis, passeio pelo parque Buenos Aires e dou uma espiada nas feirinhas da eclética Paulista

NOITE
Gosto de jantar numa pizzaria perto de casa, a Vica Pota, lugar tranquilo de comida deliciosa. Aliás, me casei lá

-

MEU LOOK É ASSIM...

...rocker-despojado-urbano

Leonardo Recalde, 38, dono do restaurante Così, Santa Cecília

Lucas Lima/Folhapress

Endereço da página: