Folha de S. Paulo


Principais erros de quem abre uma franquia de alimentos

Um dos setores que passa praticamente ileso pela instabilidade econômica do país é o setor de franquias em alimentação. A previsão é de que o setor tenha crescimento de 10% somente neste ano. No ano passado, o setor teve um faturamento de R$ 26 milhões.

Segundo o blog Franchise Brasil, no mercado brasileiro de franquias o setor de alimentação lidera o ranking de crescimento junto com o de vestuário e beleza. Quando olhamos para o segmento de alimentação, os fast foods lideram o ranking.

Algumas hipóteses que justificariam esse crescimento das franquias de alimentação são a falta de tempo de cozinhar o próprio alimento, associado aos horários de almoço cada vez mais apertados no cotidiano de trabalho. Outra explicação está na maior oferta de produtos e serviços neste segmento, principalmente dos fast foods.

Quando pensamos em fast foods, logo os associamos à ideia de refeições rápidas, cardápio padronizado, processo ágil e possibilidade de franquias em escala nacional e global.

Mas se você anda pensando em entrar para o ramo, precisa conhecer os principais erros que se pode cometer neste setor:

ERRO 1: Abrir o negócio sem fazer uma pesquisa aprofundada sobre a franquia. Por incrível que pareça, existem várias franquias "furadas" no mercado. Não entre nessa. Pesquise o nível de sucesso dessa franquia e sua idoneidade.

ERRO 2: Divulgação. Uma divulgação bem feita é fundamental para que o negócio dê certo. Não adianta ficar esperando somente pelo efeito da mídia nacional. É fundamental investir na divulgação regionalizada.

ERRO 3: Retorno do investimento. Caso você trabalhe na franquia e em tempo integral, é necessário pensar no salário que vai receber (um salário compatível ao que um gerente ganha no mercado), mas fique atento quanto ao retorno financeiro que o seu investimento precisa ter. Salário e retorno do investimento são coisas distintas.

ERRO 4: Cuidado com os alimentos. Boa parte deles é perecível, exigindo um controle rigoroso sobre validade, boas condições, armazenamento, processamento, manuseio, entre outros. O intuito é evitar perdas de estoque, contaminação e, como consequência, insatisfação dos clientes e prejuízos.

ERRO 5: Não envolver e motivar a equipe. Já percebeu que às vezes duas lanchonetes da mesma rede têm atendimento completamente diferente? Pois é. Cliente quer ser bem atendido. Se você não envolve e motiva sua equipe, logo vai perceber problemas no atendimento, que, por sua vez, vão se refletir nas vendas e até na continuidade da franquia. O bom atendimento deve ser prioritário. Trabalhe sua equipe e fique atento à forma como os clientes estão sendo atendidos. Converse com eles, observe e esteja sempre aberto a ouvir suas sugestões


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