Folha de S. Paulo


Brechós: por que as pessoas estão comprando cada vez mais neles?

Se você costuma prestar atenção ao comércio de rua deve ter percebido que os brechós estão cada dia mais populares. Não é para menos. Nos últimos anos, esse tipo de comércio, que normalmente crescia 0,7% ao ano, registrou crescimento médio de 5%, conforme dados de junho.

Os números do Sebrae mostram que o comércio de artigos usados cresceu 210% em apenas cinco anos.

Com clientes em todas as classes sociais, os brechós atendem às mais diversas demandas, do infantil ao clássico. Existem aqueles que vendem grifes famosas em ótimo estado, outros que não se importam com etiquetas ou segmentos, focando na venda em grande escala a preços bem em conta.

As redes sociais e as muitas modalidades de "e-commerce" são fatores decisivos no crescimento do comércio de usados no pais. A venda feita pela internet é uma tendência consolidada em quase todos os segmentos e não seria diferente no segmento de usados, onde o cliente pode encontrar preço baixos e muita variedade.

Mas, apesar de todo esse crescimento, fica a pergunta: você sabe como comprar no brechó? A seguir, apresentaremos dicas para você se sentir mais seguro na hora da compra:

  1. Procure lojas que ofereçam descontos justos. No mínimo, as peças usadas devem custar 50% menos do que as novas de lojas convencionais. Lembre-se de pechinchar sempre, pois o preço é definido pela própria loja, diferentemente do que acontece nas grandes redes, onde os preços são padronizados.
  2. Lembre-se de que é comum ter muitas peças de grifes caras nos brechós. Se você gosta de algumas marcas específicas, vale a pena uma pesquisa antes, para ter uma boa noção de preços antes de ir ao brechó.
  3. Prefira as lojas organizadas e com aparência limpa. Assim, será mais fácil visualizar as peças que interessam, sem perder tempo olhando e experimentando roupas e sapatos com tamanho inadequado ou que não tenham nada a ver com você.
  4. Sempre peça para experimentar as roupas antes de comprar. A maioria dos brechós não aceita trocas. Se o brechó não tiver provador, vá a outro.
  5. Nos brechós você poderá encontrar peças diferentes e muitas vezes pouco usadas, o que atrai amantes de moda. Mas fique atento, pois também há peças batidas, que podem estar desgastadas e prestes a estragar. É quando o investimento não vale a pena, por menor que seja o preço.

Endereço da página: