Folha de S. Paulo


Artigos de moda representam 27% das intenções de compra, mostra pesquisa

Pesquisa aplicada pelo MercadoLivre em parceria com a Netquest com 1.650 usuários da plataforma apontou que 27% manifestaram intenção de comprar um artigo de moda, 19% um smartphone ou celular e 13% um artigo de saúde e beleza. A pesquisa era voltada para o Dia dos Namorados, comemorado no último dia 12.

Em uma pesquisa semelhante, realizada no ano passado, as categorias moda e celular também estiveram nos primeiros lugares, com joias e relógios vindo logo em seguida. A categoria de moda vem se destacando na pesquisa do MercadoLivre desde 2013.

Outro dado interessante mostra que a opção de pagar por boleto bancário tem perdido força. Os usuários da plataforma declararam dar prioridade aos pagamentos realizados por cartão de crédito e pelas opções da plataforma de pagamentos do próprio site.

Na pesquisa realizada em 2014, o boleto bancário ficou com a segunda colocação do ranking de preferências de pagamento. Já na pesquisa deste ano, realizada durante a segunda quinzena do mês de maio, a preferência pela opção do boleto bancário mostrou uma queda acentuada.

Uma possível explicação para este crescimento na preferência dos usuários pelos pagamentos a prazo pode estar relacionada ao momento econômico difícil, devido à permanente desaceleração da economia.

Além disso, o pagamento com cartões pode oferecer estímulos como o ganho de milhagens aéreas, descontos e pontos para troca por produtos. A aceitação de outras formas eletrônicas de pagamento digital estimula e fideliza os usuários com descontos e formas de pagamento exclusivas.

Quando o questionamento foi sobre qual produto os participantes gostariam de ganhar, o resultado mostrou que smartphones e celulares vieram em primeiro lugar citado por 20% dos entrevistados, seguido de perto por itens de moda, com 19%. Os outros produtos desejados como presentes, que também foram citados, foram tablets, com 10%, e viagens, com 9%.

EXPERIÊNCIA POSITIVA

Dos pesquisados, 70% confirmaram que já haviam comprado produtos pela Internet para presentear anteriormente. A grande maioria deste grupo (97%) teve uma experiência positiva.

Quando a pergunta foi se os participantes da pesquisa gostariam que seu presente fosse comprado pela Internet, a grande maioria respondeu que sim (95%). Os 5% que optaram em ganhar presentes a partir de lojas físicas se justificaram dizendo que preferem experimentar o produto ou que têm medo de que o ele não sirva.

INVESTIMENTO E OPÇÕES DE PAGAMENTO

Quando a pergunta foi sobre o valor a ser investido na compra de um presente, mais da metade (55%) afirmou que gostaria de gastar entre R$ 50 e R$ 250. Os outros valores foram: de R$ 251 a R$ 350 (12%); de R$ 351 a R$ 500 (10%); de R$ 500 a R$ 1000 (14%) e somente para 9% dos entrevistados, o valor investido estará acima de mil reais.

Com relação às opções de pagamento, as preferidas dos usuários da plataforma foram: pagamento direto com cartão de crédito (em primeiro lugar), seguida pelas plataformas de pagamento e, só depois, pelo boleto bancário.

Apesar dos números apontarem a intenção crescente em comprar à prazo, recomendamos, sempre que possível, comprar à vista! Nesta opção, além de evitar acúmulo de parcelas e diminuir a possibilidade de descontrole financeiro, você certamente vai garantir um valor mais barato na compra do seu presente ou produto.

Post em parceria com Adriano Reis


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