Folha de S. Paulo


Aplicativo premia bons comportamentos com uma poupança

Nos últimos anos, estamos assistindo uma verdadeira revolução em diversos mercados. Startups como Uber e AirBnb vem protagonizando mudanças profundas na forma como olhamos o transporte e o turismo. Agora, muitos analistas de mercado se perguntam qual vai ser a startup que vai revolucionar a nossa relação com dinheiro.

A maior dificuldade que a maioria das pessoas sente ao lidar com suas finanças é conseguir poupar. Ninguém gosta de abrir mão de algo no presente para ter algo melhor no futuro –e se isto é verdade para a população no geral, imagine então para a geração Y. É complicado vender a importância de poupar para jovens com salários baixos e uma visão mais imediatista da vida.

Para ajudar estes jovens surgiu a startup sueca Qapital, que lançou recentemente um aplicativo com o mesmo nome. O app estimula o usuário a poupar para alcançar objetivos específicos, ajudando-o a guardar dinheiro com regularidade. O diferencial é que a ferramenta possui uma função que automatiza a poupança.

Funciona da seguinte forma: você pode estabelecer gatilhos automáticos para guardar dinheiro, como comprar um café no Starbucks ou andar 10 mil passos por dia. Cada usuário estabelece o gatilho que for mais adequado para a sua vida.

O aplicativo difere dos demais ao olhar para a questão da poupança como um problema comportamental. Ele premia aqueles que adotam hábitos saudáveis com um depósito para atingir seus sonhos, ao mesmo tempo em que faz com que o usuário reflita duas vezes antes de sair comprando mais uma bebida no Starbucks.

A partir daí, é escolher o seu objetivo para poupar e começar a juntar dinheiro. O aplicativo pede para que o usuário cadastre o seu objetivo e até inclua uma foto dele, para dar um estímulo a mais. A ideia é dar um empurrão para quem tem dificuldade de poupar, e de quebra prestar mais atenção para a forma com que gastamos o dinheiro, ligando o processo todo às recompensas de conseguir poupar, e nenhum trabalho maçante de montar orçamentos e planilhas.

O usuário conecta o aplicativo a sua conta no banco e ele faz o resto, destinando de fato o dinheiro para uma conta poupança. Por enquanto, o aplicativo só funciona para clientes de bancos americanos.

A ideia parece interessante, e apela para um círculo de comportamento e recompensa que pode ajudar a fomentar hábitos financeiros mais saudáveis. Resta saber quantos gatilhos, cappuccinos e passos dados conseguem juntar o valor suficiente para realizar uma viagem, por exemplo.

Post em parceria com Carolina Ruhman Sandler, jornalista, fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro "Finanças femininas - Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos" (Saraiva)


Endereço da página: