Folha de S. Paulo


Conheça a ferramenta que mede a produtividade dos trabalhadores

A Runrun.it é uma plataforma brasileira de gestão de equipes, tempo e desempenho, usada por mais de 50 mil empresas em 74 países. Ela mede a produtividade do setor de serviços, analisando o comportamento dos usuários da plataforma, no intuito de ampliar a discussão sobre a produtividade do país.

Os números de 2014 mostraram que o pico de produtividade dos brasileiros se deu em janeiro e no período anterior e posterior ao Carnaval. Existe uma forte influência na produtividade do país nos períodos de feriados e eventos de impacto (como, por exemplo, a Copa do Mundo) que puxam os índices para baixo.

O relatório mostrou também que, quanto mais próximo do fim do ano, menores são as entregas, principalmente na segunda metade de dezembro.

Segundo a Runrun.it, as pessoas normalmente seguem uma tendência. No primeiro dia útil da semana, abrem mais tarefas e vão diminuindo suas atividades nos demais dias. No fim da semana (sexta-feira), analisam o que foi produzido nos dias anteriores e estabelecem novas prioridades, de acordo com suas metas. O ciclo recomeça na semana seguinte, mostrando que, neste período da semana, as entregas de tarefas são maiores do em qualquer outro dia.

Vamos ilustrar com o exemplo do o feriado de 1º de Maio do ano passado, que caiu em uma quinta-feira. Na sexta (emenda, que os funcionários trabalharam), verificou-se uma produtividade 17% abaixo da média. Já na quarta (véspera), a produtividade foi 10% acima.

Na segunda-feira seguinte, a produtividade foi 15% maior que a média. Considerando esse cenário, a emenda não prejudicou a produtividade da empresa em questão. Pelo contrário, mostrou-se um pequeno ganho de produtividade neste período.

Para o CEO do Runrun.it, Antonio Carlos Soares, a produtividade do profissional brasileiro equivale a um quinto da produtividade do americano. Ele entende que é muito importante os brasileiros focarem na entrega de tarefas que causem real impacto nas organizações. Produzir mais não significa trabalhar mais horas, mas sim melhorar as margens e automatizar as atividades burocráticas do cotidiano de trabalho.

Alguns números interessantes sobre a produtividade no Brasil:

  • Equipes mais pontuais na entrega: Projetos (8,7%), Comercial (8,6%) e Planejamentos (7,6%)
  • Equipes que mais atrasam: Produção (3,2%); Conteúdo (3,5%) e Criação (4,0%)
  • Estados mais produtivos (por dias úteis): Espírito Santo (60%), Rio Grande do Norte (41%) e Minas Gerais (40%)

Para saber em que sua equipe está trabalhando e o status dos projetos e tarefas, acesse e teste gratuitamente no site.

Post em parceria com Adriano Reis


Endereço da página: