Folha de S. Paulo


Faculdades farão estudos sobre economia bancária

Foi anunciado nesta semana um convênio entre a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e as faculdades de economia da USP, Unicamp, FGV-SP e PUC-Rio para a realização de estudos e pesquisas na área de economia bancária.

Para Murilo Portugal, presidente da Febraban, a expectativa é que sejam produzidos trabalhos de grande qualidade e profundidade, que contribuirão para um melhor entendimento de como funciona o setor bancário.

Ainda segundo Portugal, a lista de temas que vão ser trabalhados nesses estudos inclui, entre outros, os determinantes do spread bancário, o papel do crédito direcionado, como elevar a participação do setor privado nos financiamentos de longo prazo, relações entre o funcionamento da economia e o poder judiciário.

AS PESQUISAS

Cada instituição conveniada à federação vai produzir quatro trabalhos acadêmicos ao longo de um ano, totalizando 16 pesquisas inéditas ao final desse período. O principal intuito desse convênio é estimular e fazer crescer tanto a quantidade quanto a qualidade dos estudos na área de economia bancária, fornecendo, assim, subsídios técnicos que poderão contribuir efetivamente para a formulação de propostas de melhoria do funcionamento do setor no país.

Outros temas interessantes que serão explorados e elaborados pelas quatro universidades nessas pesquisas serão serviços bancários, inadimplência, taxa básica de juros, regulação bancária e correspondentes bancários.

A realização de seminários e workshops sobre as pesquisas elaboradas fazem parte dos convênios assinados e deverão ser importantes para disseminar os conhecimentos e torná-los mais acessíveis para um número maior de pessoas em todo Brasil.

O país ganha muito quando o mundo acadêmico e o mundo profissional conseguem conversar. O conhecimento precisa ser aplicado.

Post em parceria com Adriano Reis


Endereço da página: