Folha de S. Paulo


A crise hídrica influenciando a inflação

A dobradinha "inflação-escassez de água" tem deixado a conta do supermercado de todos cada vez mais cara. Para evidenciar esses fatos, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS) mostra que os preços nas gôndolas de São Paulo subiram 0,24% em dezembro, quando comparados ao mesmo período de 2013.

A inflação já acumula alta de 7,59%. A crise hídrica tornou mais escassa a água e mais caro o processo de produção, agravando a tendência de preços elevados e persistentes que vem se apresentando desde 2013.

E o que podemos fazer para driblar a inflação das gôndolas?

Saindo dos números e olhando para a vida prática, se você está com aquela sensação de que a alface e a banana estão subindo a cada semana, é importante saber que pode tomar algumas atitudes simples para valorizar mais o seu dinheiro.

É lógico que os preços não estão sendo remarcados a toda hora, como acontecia anos atrás no Brasil, mas, de qualquer forma, é um excelente momento para usar a inteligência e a criatividade.

Anote oito boas dicas para usar no supermercado em 2015:

  1. Organize um calendário com os dias de promoção nos supermercados que você costuma frequentar;
  2. Sempre que for ao supermercado, faça uma lista dos produtos que precisa realmente comprar.
  3. Verifique o que precisa de reposição imediata e o que você ainda tem estoque. Assim, você terá mais controle sobre suas necessidades reais e poderá até adiar a compra de um produto que estiver mais caro;
  4. Sempre converse com outros consumidores sobre preços e promoções. Você pode descobrir ótimas oportunidades;
  5. No caso de hortifrutigranjeiros, dê preferência aos alimentos de época e aos que estão com preço justo;
  6. Observe bem o preço e a quantidade do produto antes de tomar sua decisão de compra. Às vezes, um produto muito barato esconde um peso muito inferior ao de outro, por exemplo. Observe o custo-benefício;
  7. Procure ir a pelo menos dois supermercados diferentes. Assim, você poderá comparar os preços e pagar mais barato por um mesmo produto;
  8. Caso não consiga executar a dica 7, intercale suas compras mudando entre um e outro supermercado. Desta forma, você conseguirá ter um comparativo objetivo.

Post em parceria com Adriana Matiuzo


Endereço da página: