Folha de S. Paulo


Internet e celular superam gastos com acessórios, artigos de beleza e diversão

Uma pesquisa encomendada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira "Meu Bolso Feliz" mostra que os gastos com internet e celular superam os feitos com acessórios, produtos de beleza e diversão. A pesquisa aponta ainda que 87% dos consumidores entrevistados consideram os gastos com telefonia e acesso à rede mundial de computadores "fundamentais" para o dia a dia.

Identificou-se que, independentemente da classe social, o gasto médio mensal com a conta de internet e de celular é de R$ 104 por mês. Se analisarmos por classes sociais, a A e a B têm em média gastos de R$ 115 por mês. Já para as classes C, D e E, a média cai para R$ 98 por mês.

A pesquisa abordou 620 pessoas a fim de descobrir com o que as famílias mais gastavam. O gasto de R$ 104 com a conta de celular foi o que mais chamou atenção no estudo. Verificou-se que essa média supera o gasto mensal do brasileiro com itens como shows, teatro e cinema (R$ 96), produtos de beleza (R$ 82), e acessórios (R$ 71).

Nos últimos anos, a internet e o celular se transformaram em mecanismos de busca, compartilhamento de informações e interação online. É inegável que, nos dias atuais, manter-se conectado é de extrema importância, mas o consumidor precisa pesquisar com atenção e escolher o plano que melhor caiba no seu orçamento pessoal ou familiar.

RANKING DE GASTOS

Os maiores gastos entre os itens considerados "necessários" ficaram concentrados na compra de roupas (50%), na conta de celular e de internet (30%) e na compra de calçados (30%).

Já os maiores gastos considerados "supérfluos" ficaram concentrados na compra de acessórios de moda (20%), na ida a restaurantes do dia a dia (17%) e na ida a bons restaurantes (17%).

Com relação aos "sonhos de consumo", os que mais apareceram na pesquisa foram viagens turísticas nacionais (30%), viagens de fim de semana (19%) e eletroeletrônicos (15%).

A pesquisa revela que "quanto maior o bolso, maior o gasto" e que as prioridades variam de acordo com o perfil socioeconômico do pesquisado. Os entrevistados das classes A e B têm habito de gastar mais com lazer e produtos mais caros, como viagens nacionais (42%, contra 17% na classe C, D e E) e carros (29%, contra 10% nas classes C, D e E).

COMPRAS ON-LINE

Quando o assunto é compras pela internet, os maiores gastos dos participantes da pesquisa são com viagens turísticas nacionais, que chegam a representar 60% contra 13% nas lojas físicas. Para as compras de eletroeletrônicos, 44% do volume total de gastos dos consumidores já são os realizados pela web, contra 34% em lojas de shopping.

Já quando olhamos a categoria vestuário, a preferência ainda é pelas lojas físicas: 38% preferem as lojas de shopping, outros 38% as lojas de rua e somente 13% preferem comprar pela internet. Essa predileção é explicada pelo fato de o consumidor poder experimentar as peças desejadas.

FORMA DE PAGAMENTO

Com relação à forma de pagamento, a pesquisa revela que varia de acordo com o valor do bem a ser adquirido. Os produtos de menor valor são pagos com dinheiro, em detrimento do cartão de crédito.

Podemos citar acessórios (55% em dinheiro, 30% com o cartão de crédito), maquiagem e produtos de beleza (53% em dinheiro, 23% com o cartão de crédito) e ingressos de shows, teatro e cinema (60% em dinheiro, 23% com o cartão de crédito). Interessante destacar que, quanto mais alto o valor da compra, maior a preferência do pesquisado pelo uso do cartão de crédito.

Para finalizar, a maioria dos gastos sem planejamento foi atribuída à ida a bares (60%), à ida a bons restaurantes (55%), à aquisição de maquiagem e de produtos de beleza (53%) e à compra de calçados (50%).

Post em parceria com Adriana Matiuzo


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