Folha de S. Paulo


Casados ou solteiros: quem paga menos pelo seguro de automóveis?

O custo do seguro para carros varia de acordo com marca, tipo, ano de fabricação, região onde mora o condutor do veículo e, pasme: até mesmo conforme o seu estado civil!

Na composição do preço entram ainda as garantias contratadas, o valor da franquia, o plano de assistência 24h, os bônus e eventuais descontos especiais. Mas, para surpresa de muitos, um levantamento, feito pelo site Bidu (que compara preços de apólices), mostrou que o seguro de automóveis para casados pode chegar a ser até 20% menor do que para solteiros.

Foram considerados quatro perfis neste levantamento: homem casado e solteiro e mulher casada e solteira. Todos com idade de 30 anos.

O carro utilizado foi um modelo HB20, ano 2014, e o endereço fornecido para o suposto contratante foi o de um bairro da zona Oeste de São Paulo.

Os resultados em números são extremamente interessantes. O levantamento mostrou que entre os homens, um solteiro paga, em média, 15% mais no seguro. Já para mulheres solteiras, o seguro fica em média 12% mais caro.

Enquanto o valor médio da apólice anual custa 2,6 mil reais para homens casados, o preço passa para 3,1 mil reais no caso de solteiros - 20% mais caro. Considerando mulheres casadas, o menor preço da apólice encontrado na pesquisa foi 2,4 mil reais. No caso de mulheres solteiras, o valor sobe para 2,7 mil reais - 12,5% mais caro.

O levantamento não identifica o por quê desta diferenciação na cobrança, mas mostra a importância de nos atentarmos a todos os detalhes quando consideramos fazer um seguro de automóveis. Uma possível explicação é que solteiros saem mais a noite o que aumente a chance de sinistro, ou que são mais imprudentes ao dirigir.

De uma forma ou de outra, procure sempre um bom corretor de seguros, que mais do que um vendedor, tenha condições técnicas de ser um bom consultor e escolher o produto mais adequado

Post em parceria com Adriana Matiuzo


Endereço da página: