Folha de S. Paulo


Selo de qualidade promove 'Black Friday' sem maquiagem nos descontos

No próximo dia 28 acontece a quinta edição brasileira do "Black Friday". São 24 horas em que lojas colocam descontos de até 70% em seus produtos em uma oportunidade de limpar seus estoques antes do Natal.

O evento foi importado dos Estados Unidos, onde sempre acontece um dia depois do feriado de Ação de Graças, uma data bastante importante para a história americana. Mas aqui no Brasil, nas edições anteriores, o evento já foi chamado até de "Black Fraude", por ter muitas ofertas "maquiadas".

No ano passado, empresas de comparação de preços detectaram um aumento de até 102% nos preços dos produtos vendidos bem às vésperas do evento, segundo o Reclame Aqui, empresa que gerencia reclamações de consumidores na internet.

Para driblar esse problema e aproveitar as oportunidades de bons negócios, as velhas dicas, que servem para todas as compras on-line, em qualquer época do ano, são válidas: compare preços, veja na internet a reputação do vendedor, verifique se as promoções receberam reclamações, olhe bem o prazo de entrega, veja a quantidade de produtos disponíveis e, por fim, muito cuidado para não entrar em sites falsos, através de links que chegam por e-mail –prefira sempre digitar o endereço no navegador e confira o certificado digital.

A estimativa da consultoria E-bit para o que os especialistas chamam de "dia unitário mais expressivo das vendas on-line no Brasil" é que as vendas ultrapassem R$ 1,2 bilhão de faturamento. Com tanto otimismo, a grande novidade do "Black Friday" neste ano é que os sites de compras on-line participantes receberão um selo de qualidade.

A iniciativa é da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net), que reeditou um código de ética com orientações para os sites que desejam aderir ao "Black Friday Legal". Para receber o selo é preciso oferecer descontos reais e não maquiar valores durante a promoção.

Para você que quer aproveitar bem a loucura de compras do próximo dia 28, outro dado interessante é que a Braspag, empresa líder em soluções de pagamentos on-line na América Latina, fez uma estimativa sobre horários que também poderá ajudar os consumidores.

Ela projetou a movimentação de compras desta edição, baseada em dois anos de observação do perfil do consumidor brasileiro. Assim, foi possível indicar que o pico de vendas deverá acontecer entre 16h e 17h da sexta-feira e o período de menos transações on-line deve ser entre 4h e 6h da manhã. Dessa forma fuja do horário mais concorrido e, se for possível, aproveite os momentos mais tranquilos para fazer suas compras.

Post em parceria com a jornalista Adriana Matiuzo


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