Folha de S. Paulo


Boa notícia: cai o preço dos alimentos

O clima consideravelmente ameno em agosto, apesar da falta de chuvas, teve um impacto positivo sobre os preços dos alimentos nos Estados de São Paulo. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados, a Apas, em agosto aconteceu a terceira queda consecutiva no preço dos alimentos.

Houve uma redução média de 0,24% em agosto deste ano, se comparado a agosto do ano passado. Em junho já havia ocorrido uma redução de 0,09% e em julho, outra de 0,44%.

Segundo os dados da entidade, frutas, verduras e legumes tiveram uma contribuição significante para esta queda. Estes alimentos tiveram uma redução de preços de 1,60%.

A pesquisa também abordou itens produzidos pela indústria. Neste caso, também houve queda. Cada produto industrializado custou em média 0,18% a menos do que em agosto do ano passado.

Segundo a associação, a concorrência e as negociações seriam fatores que estariam mantendo um equilíbrio maior entre oferta e procura, e, paralelamente, resultando em preços mais competitivos e reajustes mais moderados.

Em compensação, os setores de produtos de limpeza e de bebidas alcoólicas apresentaram alta. O primeiro teve alta de 2,01% e o segundo, de 1,41%. Portanto, é recomendável muito mais pesquisas e cuidado na hora de comprar aquela cervejinha.


Endereço da página: