Folha de S. Paulo


Usar a estratégia 'buy & hold' para ações é boa opção de investimento?

Pergunta enviada pelo leitor A.P. (Piúma, ES)

Existem diversas histórias de sucesso no mercado financeiro que enaltecem grandes investidores por suas conquistas milionárias e existem mais histórias ainda sobre aqueles que fracassaram e perderam toda a fortuna nesse tipo de investimento. Tudo porque o risco envolvido nesse mercado é altíssimo e o investidor está sempre sujeito a oscilações inesperadas.

Ações podem oferecer retornos altos, mas também carregam um risco elevado que pode dizimar um patrimônio em questão de dias.

Os principais profissionais deste setor dedicam-se a acompanhar a valorização e a desvalorização dos papéis negociados e notícias mais recentes que possam afetar os preços. Um inesperado terremoto, por exemplo, pode abalar o mercado. Por isso, a aplicação em renda variável merece análises específicas que possam atestar sua real rentabilidade.

Para a análise de renda fixa contra variável, foram feitas simulações com milhares de combinações de formas de investimento e comparadas as rentabilidades obtidas por pessoas que aplicaram em renda fixa (CDI) e renda variável (Ibovespa) no longo prazo.

Tais simulações indicam que, na maior parte dos casos –não em todos–, o investimento em renda fixa traz retornos maiores do que em renda variável, e é a partir dessa análise que se pode dizer que, no passado, na maioria das vezes a aplicação em modalidades menos arriscadas pode ser favorável.

O risco ao comprar uma ação ou carteira está relacionado com a formação do preço da ação, a qual se dá pelas expectativas de seus rendimentos futuros. Assim, se todo o mercado espera que uma ação específica se valorizará, os preços permanecem praticamente iguais. Mas, se as estimativas são adversas, pode haver oscilação de preços e margem para negociação.

A partir deste princípio, pode-se dizer que duas empresas com características iguais em todos os fatores podem ter ações com preços diferentes dependendo do nível de informação do mercado e das expectativas.

Na estratégia buy & hold (compre e segure), busca-se identificar diferenças de preço a partir da análise dos fundamentos da empresa. Os investidores capazes de encontrar oportunidades de negociação a partir desse tipo de estimativa frequentemente obtêm bons rendimentos, mas as chances são raras e não existe certeza de que a aplicação será bem-sucedida. Cabe a você avaliar se para o seu perfil o risco é válido ou não.


Endereço da página: