Folha de S. Paulo


Liquidações impulsionam compras à vista

As liquidações de julho e o medo da inflação fizeram com que os consumidores comprassem mais à vista. Isso é o que aponta pesquisa divulgada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo). A alta foi de 9,3% em relação a junho e 0,3% ante o mesmo mês do ano passado.

O resultado é positivo e mostra que a população brasileira está reagindo diante da desaceleração econômica, evitando parcelamento em cartão de crédito e cheque.

Com os consumidores mais conscientes e o frio dando "aquela" preguiça nos brasileiros, as vendas caíram 1,7% em julho em relação ao mesmo mês de 2013.

Diante dessa conjuntura, a associação espera um Dia dos Pais com elevação moderada de 2% a 3% nas vendas na cidade de São Paulo.

ESTRATÉGIAS

Para atrair esse novo perfil de consumidor, os lojistas terão de trabalhar duro, principalmente neste Dia dos Pais. Apostar em novas liquidações é a estratégia mais viável para desovar o estoque. E com o consumidor pagando à vista, fica mais fácil oferecer descontos.

O fato é que a maior parte dos lojistas não conseguirá recuperar as vendas perdidas no primeiro semestre. No entanto, é possível vender um pouquinho mais no último semestre - com a ajuda do Natal -, prevendo um 2015 tão fraco quanto 2014 em vendas.

Na disputa pelo consumidor, sai na frente o lojista que tem maior margem de manobra para oferecer descontos atrativos e um serviço diferenciado. O maior índice de pagamentos à vista mostra que o cliente tem, sim, dinheiro. Basta fazer com que ele coloque a mão no bolso.

Texto em parceria com Patrícia Basílio


Endereço da página: