Folha de S. Paulo


Brasileiro excede gastos mensais em restaurantes e bares

Conhecido por ser festeiro e animado, o brasileiro gasta grande parte de sua renda mensal em bares e restaurantes. E, no clima de Copa do Mundo, esses consumidores gastaram ainda mais do que esperavam no mês passado.

Levantamento divulgado com exclusividade pelo GuiaBolso, aplicativo de controle financeiro, aponta que 48% dos 1.282 usuários extrapolaram os gastos com alimentação fora do lar em junho - um índice bastante alto.

O brasileiro é otimista com suas finanças. E esse otimismo faz com que ele se preocupe pouco com seus próprios gastos por acreditar que o salário é suficiente para cobrir todas as despesas - ainda que elas sejam impagáveis. Tudo é resultado de uma educação financeira fraca.

Ganhar maturidade econômica, contudo, não significa abrir mão de gastos supérfluos, porém necessários para a felicidade do ser humano no mundo moderno, como idas a restaurantes e festinhas em bares. Basta reservar uma parte do salário para este fim.

Uma dica é sacar parte do salário do banco e destinar esse montante para o lazer. Quando o pagamento é feito em dinheiro, é mais dolorido. Assim, os gastos tendem a ser menores. Também é importante manter a mesma quantia de dinheiro mensalmente. Ou seja, não aumentar porque tem uma festa ou porque precisa "afogar as mágoas" com os amigos.

Como uma dieta, não adianta querer banir as despesas supérfluas. Afinal, é mais fácil abandonar um orçamento muito restrito do que deixar de gastar. Logo, não se culpe por consumir muito nos dias de oba-oba. Aprenda com o erro e economize um pouquinho mais da próxima vez para compensar a farra. Com o dinheiro na carteira, você certamente terá mais noção do quanto pode festejar com amigos e familiares.

Post em Parceria com a jornalista Patrícia Basílio


Endereço da página: