Folha de S. Paulo


Dicas para aproveitar as liquidações pós-Copa do Mundo

Sapatos com descontos de até 50%. Eletrônicos e utensílios domésticos a preços "imbatíveis". Roupas em até 10 vezes sem juros. Após o fim da Copa do Mundo, esses anúncios se tornaram corriqueiros em São Paulo, uma vez que os lojistas estão fazendo de tudo para escoar o estoque não vendido devido aos jogos do Mundial -que reduziram sensivelmente o horário útil do brasileiro.

Segundo pesquisa realizada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), com os fechamentos das lojas durante os jogos da seleção brasileira, as vendas despencaram 12,55% na primeira quinzena de julho em relação a junho e 6,05% ante o mesmo mês de 2013.

A realidade é ruim para o comércio, mas pode ser vantajosa para o consumidor que souber aproveitar o período de promoções. Gastar com produtos desnecessários continua sendo um erro. No entanto, se é ou será necessário comprar algo nos próximos meses, aproveite esse período -até as semanas que antecedem o Dia dos Pais– para economizar.

Precisa de calça jeans? Pechinche. Quer um celular novo? Pesquise. Como os lojistas venderam pouco em junho e no início de julho, a tendência é que eles façam de tudo para tirar o atraso no fim do mês. Logo, não tenha medo de pedir descontos e não aceite o primeiro preço. Na maioria das vezes, é possível ter um "descontinho" a mais.

Apesar da tentação pelas compras, evite o parcelamento. Os juros continuam altos -e a oportunidade de compra pode virar juros para o banco, se não ficar de olho no orçamento. Fora isso, o pagamento à vista sempre rende um precinho mais "camarada".

Com dinheiro em mãos -ou no banco- é hora de colocar a mão na massa. Ou melhor, no bolso. Aproveite o período, tente antecipar o presente de Dia dos Pais e faça boas compras!

Post em Parceria com Patrícia Basílio


Endereço da página: