Folha de S. Paulo


A cabana do pai Donald Trump

Michael B. Thomas/Getty Images/AFP
O presidente americano, Donald Trump, fala sobre impostos em uma fábrica no Missouri nesta quarta (30)
O presidente americano, Donald Trump

RIO DE JANEIRO - Harriet Beecher era uma professora que tentava a literatura. Escrevia pequenas novelas sentimentais, ao gosto dos folhetins franceses e ingleses que chegavam em massa da Europa. Certa tarde, presenciou uma cena de crueldade: a flagelação de um escravo. Revoltada com o que viu, começou naquela noite mesmo o seu romance.

Publicou-o primeiramente em folhetim, o "The National", de Washington, e depois em livro. E sua indignação era tão veraz, tão humana e bela, que imediatamente despertou polêmica e curiosidade. Foi processada pelas autoridades e sua vida particular foi algumas vezes ameaçada.

Anos mais tarde, Lincoln, já empossado na Presidência da República, recebeu a professorinha em seu gabinete. Saudou-a com essas palavras, que ganharam a história:

—Então a senhora foi quem provocou a Guerra Civil!

O problema racial nos Estados Unidos, além de ter provocado uma guerra, continuou sem solução. Com a eleição de Barack Obama não faltaram aqueles que julgavam encerrado o "Uncle Tom", ou seja, a submissão da raça negra aos diversos segmentos da raça branca, tornando-se notável a Ku Klux Klan.

A Cabana do Pai Tomás
Harriet Beecher Stowe
l
Comprar

Até hoje são inúmeros os casos policiais que matam negros pelas costas. O sonho de Martin Luther King foi cortado violentamente pelo seu assassinato.

Donald Trump não é negro, a menos que pinte seu cabelo com tinta mais ou menos loura. Ele foge do padrão de outros presidentes, para o bem e para o mal. A ideia do muro separando o México dos EUA é uma medida sinistra. Em todo caso, ainda não manifestou o desejo de invadir outros países que, na opinião dele, podem prejudicar a noção que ele tem do poderio americano.

Provavelmente ele nunca leu "A Cabana do Pai Tomás". Aliás, a impressão que dá é que nunca leu livro algum.


Endereço da página:

Links no texto: