Folha de S. Paulo


Rolling Stones voltam às origens com álbum de covers de blues clássicos

É estranho dizer que uma banda com 55 anos de carreira está "voltando às origens", mas é exatamente o que ocorre com os Rolling Stones. "Blue and Lonesome" é o primeiro álbum de covers da banda e consiste em 12 versões de blues clássicos de pioneiros como Howlin' Wolf, Little Walter e Willie Dixon. Jagger, Richards e trupe celebram a música da América profunda, que tanto influenciou a banda em seu início. E com Eric Clapton de convidado em duas faixas.

Blue and Lonesome. Artista: Rolling Stones. Gravadora: Universal Music (2016, R$ 33,90)

Richard Shotwell/Invision/AP
Mick Jagger of The Rolling Stones performs on weekend 2 - day 1 of the 2016 Desert Trip music festival at Empire Polo Field on Friday, Oct. 14, 2016, in Indio, Calif. (Photo by Richard Shotwell/Invision/AP) ORG XMIT: CAPS105
Os Rolling Stones em show no festival Desert Trip

*

LIVRO

Sem comparação
O dia 4 de fevereiro marca o 20º aniversário da morte de Paulo Francis, jornalista, autor e polemista nato. Uma boa maneira de lembrar sua inteligência e sabedoria é ler "A Segunda Mais Antiga Profissão do Mundo", organizado pelo jornalista Nelson de Sá e que reúne textos que Francis publicou na Folha entre 1975 e 1990. Fosse escrevendo sobre a questão palestina, a morte de Tancredo, livros de Hemingway ou o poeta Drummond perseguindo rabos de saia no café Vermelhinho, no centro do Rio, Francis era incomparável.

A Segunda Mais Antiga Profissão do Mundo. Autor: Paulo Francis. Organização: Nelson de Sá. Editora: Três Estrelas (2016, 408 págs., R$ 74,90)

*

FILME

Blue rock
Chegou ao Netflix o documentário "Little Girl Blue", muito bem feito, sobre a cantora norte-americana Janis Joplin (1943-1970), estrela do rock e blues. Além de contar em detalhes a rápida e brilhante carreira de Janis, que veio de uma pequena cidade no Texas para estourar na cena contracultural de São Francisco, na Califórnia, nos anos 1960, o filme surpreende ao revelar como a insegurança em relação à própria beleza e o bullying sofrido na adolescência marcaram para sempre a cantora.

Little Girl Blue. Direção: Amy J. Berg. Distribuidora: Zeta Filmes. Na Netflix


Endereço da página: