Folha de S. Paulo


Em tributo a Gene Wilder, vale rever 'A Fantástica Fábrica de Chocolate'

Reprodução
Gene Wilder como Willy Wonka *** ****
Gene Wilder como Willy Wonka

Bilhete dourado
Em tributo ao grande Gene Wilder, que se foi no fim do mês passado, vale a pena rever seu papel mais amado: o de Willy Wonka em "A Fantástica Fábrica de Chocolate", de Mel Stuart. Adaptado de um romance do genial escritor galês Roald Dahl, é uma história lúdica, louca e lisérgica sobre um sorteio em que cinco crianças têm a chance de conhecer a fábrica de chocolates de Wonka. O filme é um clássico do cinema infantojuvenil e enriquece a vida de qualquer criança –ou adulto– que o assistir.

A Fantástica Fábrica de Chocolate Direção: Mel Stuart. Elenco: Gene Wilder, Jack Albertson e Peter Ostrum. Distribuidora: Warner (1971, R$ 3,90, no Google Play)

*

DISCO
Experimentações mutantes
O trabalho primoroso de relançamento em vinil da obra completa dos Mutantes pela Polysom se completa com esse disco raro gravado no Museu de Arte Moderna do Rio, em 1976. O único remanescente da formação original dos Mutantes era o guitarrista Sérgio Dias, que comandava a banda em explorações sonoras progressivas. Mesmo que alguns fãs "das antigas" torçam o nariz para essa fase do grupo, vale a pena conhecer o LP.

Os Mutantes Ao Vivo. Artista: Os Mutantes. Gravadora: Polysom (2016, R$ 89,90)

-

Mistura boa
Desde 1984, o Dinosaur Jr. –J. Mascis (vocais, guitarra), Lou Barlow (baixo) e Murph (bateria)– vem exibindo uma sonoridade própria, que mistura a velocidade do hardcore, uma pegada pop do rock de arena e um amor incondicional pela distorção e microfonia de grupos como o Crazy Horse. "Give a Glimpse of What Yer Not" é o 11º disco da banda (o quarto depois da volta de Barlow, que passou 15 anos brigado com Mascis) e não decepcionará os fãs.

Give a Glimpse of What Yer Not. Artista: Dinosaur Jr. Gravadora: Jagjaguwar (2016, no Spotify)


Endereço da página: