Folha de S. Paulo


Morto em outubro, Lou Reed deixa legado com obras seminais

Poucos discos são tão mitológicos e influentes quanto "The Velvet Underground & Nico".

Se hoje o LP parece transgressor, ousado e experimental, imagine no início de 1967, meses antes de os Beatles lançarem "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", de Jimi Hendrix lançar "Are You Experienced?" e dos Stones chocarem com "Their Satanic Majesties Request"?

Agora que perdemos Lou Reed, é uma boa hora para rever aquele disco seminal e tentar entender de onde ele veio e como marcou tanta gente.

Foi um álbum não só à frente de seu tempo, mas que se opôs ao "zeitgeist", ao espírito da época. Enquanto a juventude colorida delirava com o sonho hippie de paz e comunhão e se preparava para orgias musicais de esperança e alegria coletiva, como os festivais de Monterey e Woodstock, a trupe de Lou Reed e John Cale se vestia de preto e falava de drogados, prostitutas, cafetões e heroína, sobre uma base musical distorcida, pesada, suja e minimalista, que contrastava com os sons lisérgicos da época.

O Velvet Underground antecipou a simplicidade e espírito libertário do punk, unindo duas paixões de Reed e Cale: a música pop comercial e a música de vanguarda e experimental.

O disco tem desde rocks simples e básicos --"I'm Waiting for the Man", "Run Run Run"-- a experimentos sônicos radicais com distorção, repetição e microfonia, como "Black Angel's Death Song" e "Venus in Furs".

Essa edição dupla do LP, lançada no início de 2013, traz, além da original remasterizada e de versões alternativas, a famosa gravação da versão demo do disco, de abril de 1966, quase um ano antes do lançamento oficial. O que reforça o pioneirismo e a genialidade do Velvet Underground. Absolutamente essencial.

DISCO

THE VELVET UNDERGROUND & NICO ****
ARTISTA: Velvet Underground e Nico
GRAVADORA: Verve (importado, LP duplo)

*

LIVRO

THE VELVET UNDERGROUND & NICO ***
Edição muito bacana da coleção 33 1/3, que reúne livros sobre discos importantes do rock. O autor contextualiza o álbum e explica as influências musicais e estéticas de Reed e Cale.
AUTOR: Joe Harvard
EDITORA: Bloomsbury Academic (168 págs., importado, em inglês)

*

LIVRO

UPTIGHT: THE VELVET UNDERGROUND STORY ***
Amigo de Lou Reed e autor de uma biografia do cantor, chamada "Transformer", Bockris conta toda a história do Velvet.
AUTOR: Victor Bockris
EDITORA: Omnibus Press (e-book, 246 págs., importado, em inglês)

*

LIVROS

LOU REED ***
(Rafael Cervera, Ediciones Cátedra, 155 págs., importado, em espanhol)
Na falta de bons livros sobre Lou Reed em português, uma saída para quem não lê inglês pode ser esse volume em espanhol sobre a vida e a carreira de Reed.

ATRAVESSAR O FOGO - 310 LETRAS DE LOU REED ***
(Lou Reed, trad.: Christian Schwartz e Caetano Waldrigues Galindo, Companhia das Letras, 792 págs., R$ 52)
Mesmo que algumas letras minimalistas e repetitivas de Reed possam parecer monótonas e desinteressantes na página --ao contrário do disco, onde ganham vida-- é interessante ler a tradução de sua poesia urbana para o português.

*

DISCO

ORIGINAL ALBUM CLASSICS ****
Lou Reed (Sony Music, R$ 74,90, box com cinco CDs)
Imperdível: cinco discos fundamentais da carreira de Reed logo após sair do Velvet Underground, reunidos em uma caixa: "Lou Reed" (1972), "Transformer" (1972), "Berlin" (1973), "Sally Can't Dance" (1974) e "Coney Island Baby" (1975).


Endereço da página: