Folha de S. Paulo


"Bad boy" da alta gastronomia

A rede de canais a cabo HBO está exibindo um documentário muito bom e informativo para quem deseja conhecer os bastidores da alta gastronomia: "A Matter of Taste - Serving Up Paul Liebrandt", dirigido por Sally Rowe.

O filme acompanha oito anos da carreira de Paul Liebrandt, chef de cozinha de família inglesa, nascido no Zimbábue e criado em Londres. Aos 24 anos, foi o mais jovem chef a receber três estrelas (de um máximo de quatro) do "The New York Times".

O filme começa em 2002, após os atentados terroristas em Nova York. Liebrandt, que surgiu com um estilo arrojado (ele aparece decorando seus pratos com uma técnica que lembra a do pintor Jackson Pollock), se diz receoso de que o público não esteja preparado para suas criações. "Em épocas de depressão, as pessoas querem comida tradicional, que já conhecem."

A diretora Sally Rowe se encantou com a comida de Liebrandt no restaurante Atlas, em 2000, e decidiu seguir a carreira do chef por vários restaurantes. Em um deles, Liebrandt termina fazendo hambúrgueres. Em 2006, ele finalmente tem a chance de chefiar um local à altura de seu talento, quando o dono do premiado Nobu, Drew Nieporent, o convida a abrir o Corton.

A segunda metade do filme mostra os preparativos e toda a tensão que cerca a abertura de um novo restaurante em Nova York. Liebrandt aparece testando novos pratos, ajudando a projetar a cozinha e treinando toda a equipe.

O nível de exigência impressiona: "Eu sou tão bom quanto o menos talentoso membro da minha equipe me permite ser", grita Liebrandt para seu time depois que um ajudante comete uma gafe. O filme mostra também o esforço obsessivo do dono do Corton em conseguir uma boa crítica de Frank Bruni, temido crítico gastronômico do "The New York Times".

"A Matter of Taste" é um ótimo filme sobre o que existe por trás dos restaurantes estrelados. E tem em Liebrandt -que acaba de abrir o The Elm, em Nova York -, personagem dos mais interessantes.


Endereço da página: