Folha de S. Paulo


Empresa deve preservar talentos e cuidar de sua história

O que é valioso em uma empresa? Muitas vezes, perdemos algo de muito valor por não sabermos reconhecer que aquilo era importante para o bom funcionamento do negócio. Isso acontece porque, geralmente, o foco das empresas está apenas no resultado, não no caminho que foi percorrido para se chegar até ele.

As perguntas que mais ouvimos no cotidiano de uma empresa são sempre ligadas ao resultado. "Quanto faturou? Quanto lucrou? Como esse lucro pode aumentar?"

É evidente que toda empresa deve se preocupar com isso, caso contrário viraria uma ONG. O problema está em olhar apenas para o fim do caminho, e não para o percurso.

Precisamos entender a trilha que percorremos para chegar a determinados lugares para que possamos compreender falhas e acertos e avançarmos mais da próxima vez.

Para isso, precisamos dos contadores de história. Não aqueles funcionários que só contam vantagem e inventam um monte de mentiras para se valorizar. Nada disso.

Os verdadeiros contadores de histórias de uma empresa são aquelas pessoas que vão mostrando os caminhos percorridos, que desenham mapas para que os outros também possam se orientar.

O surgimento do fogo fez com que as pessoas passassem várias horas em volta da fogueira para ouvir as histórias dos anciãos das tribos. Eles narravam as conquistas dos seus povos, mostrando para os outros como chegaram até ali.

Nesses encontros, a sabedoria era distribuída de maneira que todos aprendiam, cada um do seu jeito. Depois, o conhecimento adquirido poderia ser aplicado.

Onde estão os contadores de histórias das empresas? Por meio das histórias, transmitimos o DNA de uma empresa e construímos seus valores, disseminando sua cultura. A repetição é a mãe da sabedoria.

Uma empresa precisa dos seus "caçadores", mas também daqueles que contam histórias e mostram quais caminhos já foram percorridos, e o que foi aprendido com isso.

Toda marca carrega a emoção das pessoas que a ajudaram a construí-la. Por isso é tão importante que a empresa cuide da sua história e preserve seus talentos.

Para entender para onde vamos, temos que saber de que forma conseguimos chegar até aqui.


Endereço da página: