Folha de S. Paulo


Se você quer mudar algo em 2017, prepare-se para a oposição dos outros

Tenho certeza de que, assim como eu, você começou o ano com novos objetivos. E todo o mundo sabe que, para atingir resultados diferentes, também é preciso agir de forma diferente. Isso vale para qualquer área da vida. Seja para emagrecer ou atingir suas metas profissionais, não tem jeito: será preciso deixar para trás velhos hábitos e se comportar de uma nova maneira.

Por isso, sem dúvida, a mudança tem que começar de dentro para fora. É muito importante encontrar uma motivação clara e forte que impulsione a transformação –apenas ela poderá ajudá-lo a perseverar nos momentos mais difíceis.

Também é necessário saber o que precisa ser mudado. Você consegue reconhecer em que pontos você tem falhado e quais comportamentos terá de abandonar? Você sabe quais habilidades você precisará desenvolver para alcançar seus objetivos?

Depois de se autoanalisar, parta logo para a ação. Não deixe que a mudança seja apenas um discurso vazio. Aliás, não deixe que ela seja sequer um discurso.

Meu conselho é que você não saia por aí contando seus planos, a menos que seja necessário. Nem sempre as pessoas conseguem entender o significado que as novas metas terão na sua vida, e isso pode te desanimar. Além disso, o pensamento sem ação é só uma intenção. Por isso, deixe que seus novos hábitos falem por si.

Porém, desde já, prepare-se para enfrentar o principal desafio da transformação: mudar em um ambiente que continuará igual. Afinal, provavelmente você vai continuar convivendo com as mesmas pessoas e frequentando os mesmos lugares. As pessoas podem não estar prontas para lidar com seus novos comportamentos. E lugares tendem a induzi-lo a repetir hábitos.

Portanto, você só tem duas coisas a fazer: se preparar para enfrentar a resistência dos outros e influenciar ao máximo a mudança no ambiente, remexendo tudo que estiver ao seu alcance. Temos que abrir espaço para coisas novas.

Ao se livrar daquilo que está impedindo o seu crescimento, você ganhará agilidade, velocidade e espaço para conquistar o que deseja.


Endereço da página: