Folha de S. Paulo


Como você se vê no fim de 2017?

Em um mundo tão conturbado e imprevisível, está cada vez mais difícil fazer qualquer tipo de planejamento. Mas não tem jeito. Faltando poucos dias para o ano acabar, é quase inevitável começarmos a imaginar como será o nosso 2017 e fazer aquela famosa lista de planos.

Elencamos as metas e já queremos mudar todo nosso comportamento imediatamente para conseguir alcançá-las. Emagrecer, trocar de emprego, criar uma nova estratégia para empresa ou qualquer outra coisa: toda mudança começa logo no dia 1º de janeiro.

Existe um lado bom nisso tudo. Afinal, se não acreditássemos que a virada do ano pode simbolizar uma virada em nossas vidas, suportar problemas e frustrações seria ainda mais difícil do que já é.

Porém, é muito fácil se decepcionar quando apostamos todas as fichas numa mudança brusca e repentina. Dificilmente elas funcionam. O mais comum é que os velhos hábitos falem mais alto.

Você pode até começar bem. Mas, de repente, a rotina volta com força, atropela seus planos e coloca outras prioridades na sua frente. E o resultado é conhecido: você não consegue concretizar aquilo que planejou, e os mesmos itens permanecem na lista de desejos ano após ano.

Por isso, convém dar um passo de cada vez. E a melhor maneira de fazer isso é planejar seu ano de trás para frente. Responda uma pergunta: como você se vê em 31 de dezembro de 2017?

Qual é a sensação que você quer sentir ao olhar para o ano que terá passado? O que você quer ter conquistado? A partir dessa resposta, planeje o seu mês de dezembro, depois o de novembro, o de outubro e, assim, regressivamente.

Imagine que você quer correr a São Silvestre em dezembro. Então, até outubro você precisa correr de 10 a 12 km sem se sentir cansado.

Em julho você precisa participar de uma prova de 5 km. E em janeiro deve começar a treinar -sem achar que vai sair correndo logo de cara.

A partir desse ponto no futuro, programe seu tempo de maneira a percorrer todos os passos que vão te levar até lá. Um de cada vez, sem pular degraus nem achar que a vida muda da noite para o dia.

Mas lembre-se sempre que se você fizer tudo que sempre fez, vai atingir os resultados que sempre atingiu. Então, se quer um resultado diferente, é preciso agir diferente. E não deixe as coisas que você não pode controlar atrapalharem aquelas coisas que você pode controlar. Feliz 2017!


Endereço da página: