Folha de S. Paulo


Eu não sei

É sempre difícil admitir o desconhecimento sobre algum assunto, especialmente no ambiente de trabalho. Parece que todos precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.

A valorização dos profissionais multitarefa ajuda a agravar esse desconforto. Hoje, espera-se que todo mundo saiba fazer um pouco de tudo, consiga atuar em várias frentes, conclua todas as tarefas com qualidade e rapidez, mesmo sem receber o treinamento necessário.

Por tudo isso, está cada vez mais difícil escutar alguém responder uma pergunta com um honesto "eu não sei". As pessoas ficam acuadas. Afinal, desde os tempos da escola, quem não entende alguma explicação vira alvo de gozações.

É claro que, para ocupar determinado cargo em uma empresa, espera-se que o profissional domine o assunto com que irá trabalhar. Portanto, em alguns casos, é realmente constrangedor ter que reconhecer ignorância sobre determinado tema. Isso demonstra despreparo.

Mas não há outra alternativa. Quando se desconhece um assunto, o melhor a fazer é admitir que realmente não sabe. Enrolar, mentir ou até mesmo arriscar uma resposta inventada é sempre perigoso e até desleal, porque pode levar outras pessoas a cometerem erros baseados na informação que você transmitiu. E não há nada pior do que um profissional que gera desconfiança.

Além disso, quando dou uma resposta qualquer, estou restringindo a possibilidade de apreender. Mas ao dizer que não sei algo, abro o caminho para o conhecimento e demonstro sinceridade. Ao dar uma resposta honesta posso ganhar a confiança do interlocutor e permitir que ele explique o que sabe -e a maioria das pessoas adora demonstrar seu conhecimento.

Quantas vezes você participou de uma reunião em que ninguém estava entendendo nada, mas não teve coragem de levantar a mão e tirar sua dúvida? Quantas respostas evasivas você já deu para driblar quem te fez uma pergunta? Não teria sido mais produtivo, para sua carreira e para a empresa, se você reconhecesse seu desconhecimento?


Endereço da página: