Folha de S. Paulo


Não precisamos ser os melhores do mundo

Diálogo autêntico colhido no Facebook de um amigo:

"O Brasil continua a ser o melhor país do mundo."

"Melhor país do mundo? Tá precisando viajar mais, compadre."

O escritor francês Gustave Flaubert dizia que viajar nos faz modestos, porque, viajando, nos damos conta do quão pequeno é o lugar que ocupamos no mundo.

Essa observação é especialmente útil para os brasileiros.

Perdemos a noção da nossa imagem internacional. No passado recente, enchíamos o peito para falar de quinta economia do planeta, dos aviões e de toda a soja que exportávamos, do pleno emprego, dos 20 milhões resgatados da pobreza.

Vínhamos de dois presidentes respeitados mundialmente. Teríamos uma mulher na chefia do Estado. Nossos problemas pareciam resolvidos. O Brasil tinha encontrado seu estilo.

Finalmente, recebíamos justiça. Dormimos pobres e acordamos ricos. Até que foi fácil. Deus era brasileiro mesmo, viu o pré-sal?

Mas, do jeito que enricamos, perdemos tudo. O que vem fácil vai fácil. Deixamos de ser sucesso internacional. Hoje, o risco país do Brasil é mais alto que o da Argentina. Estamos em recessão.

Nas conversas com estrangeiros, temos de explicar o inexplicável.

Que era tudo uma mentira, que entramos em um processo de alucinação coletiva, um esquema de aparelhamento do Estado de proporções inimagináveis orquestrado pelo governo contra o povo.

A conjuntura internacional já não nos favorece. O valor de mercado da Petrobras é inferior ao do Uber, e todas –eu disse TODAS– as empresas brasileiras na Bolsa de Valores, somadas, não chegam ao valor do Google. A inflação e o desemprego crescem.

Ainda assim, nosso governo segue com um discurso arrogante, sem contato com a realidade. A culpa é da crise internacional. A situação não é tão má assim. 2016 vai ser melhor. Só que não vai.

Precisávamos de um líder que nos mostrasse a realidade como ela é e nos congregasse como nação.

Em lugar disso, temos uma antigovernante, uma destruidora de alianças, uma personalidade belicosa. Já notou o ódio que destila de seu olhar?

No governo Dilma, entre tantas outras coisas, perdemos o espírito de nacionalidade: no Brasil, hoje, somos coxinhas contra hipsters; pseudopolitizados de esquerda e de direita contra a elite alienada e a massa ignara; todos disputando o espaço social.

Somos a Pátria Educadora da presidente que mentiu sobre a própria educação.

O meu desejo para 2016 é que o Brasil deixe de achar que é o melhor país do mundo, porque não é.

Precisamos de humildade e autocrítica para reconhecer e enfrentar nossos problemas. Não faltam estatísticas deprimentes para indicá-los.

Não dá para fingir que somos uma coisa que não somos. O governo tem de parar de fazer propaganda enganosa.

Não precisamos ser os melhores do mundo em nada. Basta que sejamos bons.


Endereço da página: