Folha de S. Paulo


Clintons e Obama à mesa no Canadá

Ostras, entrecôte, aspargos e espaguete de lagostas: tudo do Québec, tudo de fontes sustentáveis. Foi esse o menu servido em junho passado no simpático restaurante de bairro Liverpool House, em Montréal, quando jantaram ali o habitué e primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e Barack Obama.

Brendan Smialowski/AFP
US President Barack Obama (L) and Canadian Prime Minister Justin Trudeau toast during a state dinner at the White House March 10, 2016 in Washington, DC. / AFP PHOTO / Brendan Smialowski
Barack Obama e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, na Casa Branca, em março de 2016

A visita do ex-presidente americano causou o maior frenesi. Nunca antes canadenses orgulharam-se tanto de seu carismático e moderado governante e de seu país, paradisíaco se comparado ao reinado turbulento de Trump.

Duas semanas atrás, foi a vez de Bill, ex-presidente dos EUA, e Hillary Clinton, candidata à Presidência do país no ano passado. Com a filha Chelsea e os dois netinhos, passaram uma semana no hotel campestre Manoir Hovey, à beira de um lago límpido ao sul de Montréal.

Vegano desde 2010, quando foi internado às pressas com dores no peito, Bill quebrou a dieta e comeu até peixe. Hillary provou carne de vacas angus-charolesas, queijos de leite cru e várias outras iguarias locais. Fecharam as férias com o jantar de aniversário dele. A entrada? Uma salada em que a couve chega à mesa em um vaso, para o cliente "colher" e temperar na hora.

Alegro-me com as ótimas escolhas dos ex-presidentes, mas sou suspeita. Meus amigos David McMillan e Fred Morin, chefs cultuados, estão por trás do Liverpool House. E o refúgio campestre dos Clintons pertence à família de meu ex-marido. Em ambos, os menus são estrelados pelos melhores ingredientes da província, pescados, criados ou plantados artesanalmente.

O simbolismo dessas visitas em curto intervalo que vai muito além do prato.

"É claro que foram escolhas políticas", diz Marie-Claude Lortie, crítica de restaurantes e colunista do "La Presse", principal jornal do Québec. "Obama e os Clintons mostraram-se solidários aos valores que defendemos, como igualdade, solidariedade ao próximo e 'inclusividade'."

Até nós, os não-famosos, influenciamos aqueles ao nosso redor com as nossas escolhas, mesmo que em escala muitíssimo menor. Cada dia mais, procuro frequentar e prestigiar lugares que se esforçam para servir o melhor produto local e que preserve o meio ambiente.

A chef e ativista americana Alice Waters diz que comer é um ato político. "Todas as escolhas que fazemos na hora de comer importam, em todos os níveis." Cinco anos atrás, soaria como exagero. Hoje, sensatez.


Endereço da página: