Folha de S. Paulo


San Sebastián e o 'efeito Bourdain'

Acabo de voltar —espantada— de San Sebastián, bela cidade na costa do País Basco, reputada como capital gastronômica da Europa. "Será um problema, porque vocês terão milhões e milhões de turistas vindo comer aqui", previu o chef-celebridade Anthony Bourdain em cena de episódio sobre San Sebastián no seu programa "Parts Unknown", exibido pela CNN. Bastou ir ao ar no início do ano e a profecia realizou-se rapidamente, em boa parte por culpa do próprio programa!

Na primeira noite que passei na cidade, fui ao Ganbara, meu bar de tapas favorito naquela charmosa cidade. Uma alegre multidão entupia as portas e o diminuto salão, que parecia uma sauna de tão lotado.

"Tem estado sempre assim", disse-me Juanjo Arratíbel, que adora sair para comer "pintxos" (assim são chamadas as tapas daquela região) com sua mulher Marilis, nativa dali, como ele. Naquela noite, pingamos de bar em bar pelas ruas estreitas do centro antigo. Estavam todos abarrotados de gringos e orientais.

"É tanto turista hoje em dia que a gente não consegue nem chegar no balcão para fazer o pedido."

No programa, Bourdain visita vários bares de "pintxos", mas elogia principalmente o Ganbara. Entre uma bocada e outra, o chef declara: "Meu lugar favorito. Venho aqui toda vez, como um míssil".

Para meu azar, Bourdain também ama o restaurante Asador Etxebarri tanto quanto eu. Só consegui jantar lá dessa vez porque meu amigo basco ligou para o dono e implorou. Se da primeira vez que almocei ali, dez anos atrás, eu era a única cliente, hoje há bastante espera.

Um casal de americanos que encontrei disse estar tentando há três meses fazer uma reserva no restaurante Arzak, um clássico com três estrelas "Michelin". Não me surpreende, já que Bourdain passou metade do episódio sobre San Sebastián rasgando seda para o chef-proprietário Juan Mari Arzak, que ele considera "quase um pai".

A publicação recente de mil reportagens elogiando o balneário potencializou o "efeito Bourdain".

A explosão do turismo, visível a olho nu, enriquece chefs e comerciantes —mas essa faca tem dois gumes.

Não é só a boa comida que faz o charme de San Sebastián. A beleza, a gente basca e a afeição às tradições completam a receita. Em meio à algazarra estival me vi buscando a atmosfera de outrora, como uma criança de quem tiraram o brinquedo.

*

A coluna "A Gourmet" é publicada aos domingos a cada 15 dias na revista sãopaulo

Pedro Saad/Folhapress
Integrantes da Companhia Mungunzá, que idealizou o Teatro de Contêiner, no centro
Clique para ler a edição desta semana da sãopaulo

Endereço da página:

Links no texto: