Folha de S. Paulo


Empresário francês planeja abrir 34 restaurantes no mesmo lugar em SP

Bruno Poletti/Folhapress
Sao Paulo, SP, Brasil 06/09/2014 - Retrato do empresario Alessandre Allard - (Foto: Bruno Poletti/folhapress, FSP-ILUSTRADA)***EXCLUSIVO FOLHA***
Alexandre Allard, empresário francês

Semana passada, em um jantar em Paris, levei um susto quando Alexandre Allard, empresário francês apaixonado pelo Brasil, me disse que pretendia abrir, em etapas, 34 restaurantes em São Paulo. "Trinta e quatro?!", perguntei, atônita, querendo confirmação de que tinha ouvido direito.

Isso mesmo: Allard, que comprou em 2011 o antigo Hospital Matarazzo perto da avenida Paulista e, mais recentemente, outros imóveis ao redor, diz que construirá ali um imenso complexo de escritórios, lojas e hotel que incluirá os tais 34 restaurantes.

"Ele é um gênio", diz Carol Bueno, uma das sócias da firma de arquitetura franco-brasileira Triptyque, que assinará parte do projeto (incluindo o retrofit do velho hospital). Além dela, foram contratados dois arquitetos de enorme prestígio: Philippe Starck e Jean Nouvel.

Boa parte dos 34 "restaurantes" na verdade serão algo mais simples. Quiosques temáticos formarão uma espécie de praça de alimentação com jeito de grande mercado de rua, bem diferente daquelas dos shopping centers. Allard quer colocar em evidência produtos e produtores de todo o Brasil, garimpados um a um.

Mas entre esses 34 haverá também restaurantes com R maiúsculo, inclusive dentro do hotel que será operado pela rede de luxo Rosewood, que ocupará uma torre desenhada por Nouvel coberta de árvores com interiores assinados por Starck. O arranha-céu abrigará 151 apartamentos de hóspedes e 122 suítes residenciais. Allard conta que vem se aconselhando com seu amigo Jean-Georges Vongerichten, o famoso chef do restaurante homônimo em Nova York que tem negócios no mundo todo.

Por um lado, o otimismo e o entusiasmo febril de Allard alegraram-me. Que bom seria para a cidade essa injeção de dinheiro estrangeiro e a inauguração de uma coleção de novos restaurantes, indo dos informais e acessíveis aos de alta cozinha. Por outro lado, parece bom demais para ser verdade Pode lá um francês, por mais brasileiro que se sinta, se dar bem ao inundar de restaurantes o bairro da Bela Vista? Haverá público para tudo isso? Ele girou a roleta com muita grana em jogo, e só tempo dirá se a aposta vai vingar.


Endereço da página: