Folha de S. Paulo


Resolvedores de problemas

Resolver problemas faz parte da natureza humana. Profissionais eficazes, capazes de solucionar as dificuldades, me enchem de orgulho, e faço questão de indicar, recomendar e de reconhecer. Afinal, eles não são fáceis de encontrar.

Antes disso, vale explicar a diferença entre dois conceitos básicos: eficiência e eficácia. O primeiro significa fazer do jeito correto e o segunda significa alcançar o resultado desejado.

Os livros de administração estão repletos de exemplos de situações em que o sujeito é eficiente ou eficaz. Um deles, que eu gosto e ilustra bem, é o seguinte: existe uma poça de água na sala. A pessoa eficiente corre, pega o rodo, o pano, seca direitinho, fica ótimo. Só que logo a água volta, uma nova poça se forma. Ela vai lá e seca direitinho, fica bom, mas não resolve. O sujeito eficaz verifica a origem do vazamento, o que pode ser feito para solucioná-lo e age ali, acabando de uma vez com o problema.

Há muitos profissionais que não sabem porque perdem espaço no mercado de trabalho, mas eu digo, é porque não são nem eficientes nem eficazes. Fazem o mínimo e com má vontade e ainda acham que são injustiçados. Eles se colocam como vítimas, se consideram perseguidos pela má sorte. Em sua percepção, os empregadores e a chefia têm má vontade para com eles, por isso não conseguem se manter em seus empregos.

Esses profissionais certamente desconhecem os conceitos de eficiência e eficácia, não buscam aprimorar suas práticas, desconsideram a concorrência, pensam: "assim está bom!".

Bons profissionais, em qualquer área, são eficazes e agem no sentido de solucionar os problemas e atingir os objetivos. Eles determinam o que precisa ser feito e levam em consideração o contexto (recursos financeiros, materiais e humanos, prazos e importância) e executam o plano ou coordenam a execução do plano.

Essas pessoas dificilmente ficam desempregados por muito tempo. São altamente desejados pelo mercado por serem especialistas em suas áreas e por se aprimorarem constantemente, ampliando suas experiências.
Será que você seria alguém recomendável?


Endereço da página: