Folha de S. Paulo


Se não houver vento, reme!

Esta semana, como de costume, estava checando meus e-mails antes de começar o dia. Recebi uma mensagem que, num primeiro momento, me interessou e, em seguida, me impressionou.

De cara o assunto da mensagem já era do meu interesse -a primeira fronteira importante para chegar ao seu público-alvo . Não adianta nada investir numa campanha espetacular se o e-mail não for aberto. Assim, escolher bem o assunto do e-mail já faz muita diferença.

Em segundo lugar, me impressionou a maneira de captura dos meus dados, sem aquela coisa chata de preencher formulário. O autor do e-mail conseguiu minhas informações, com minha autorização, através de alguma rede social.

Terceiro, e mais impressionante, foi o que aconteceu enquanto eu navegava no site do remetente. Ele me enviou esse e-mail em segundos, informando que eu havia visto um vídeo e acessado alguns links do site dele. Nesse meio tempo, ele havia entrado no meu site, coletado informações a meu respeito e estava fazendo uma proposta interessante.

Essa ação, que levou apenas alguns minutos, me deixou impressionada pela prontidão, eficácia, qualidade da abordagem e pelo senso de oportunidade do seu autor.

Outro fato marcante foi a atitude de um gestor para a aprovação de um projeto. Em apenas uma reunião foi possível definir, alinhar e fechar o plano de trabalho. Quando se tem uma equipe madura, responsável, comprometida, motivada e um gestor confiante, com capacidade para tomar decisões e visão de negócio, tudo flui.

Essas atitudes impressionam a todo e qualquer profissional e motivam equipe, clientes e fornecedores. É altamente desejável encontrar pessoas que assumam postura proativa, tenham iniciativa, sejam prestativas, estejam dispostas a solucionar problemas, atendam bem aos clientes e que tenham capacidade de identificar oportunidades. São atitudes que diferenciam os bons profissionais dos medianos.

Conseguir conciliar conhecimentos e interesses pessoais aos do seu público-alvo visando o ganha-ganha exige atenção e foco. A soma dessas qualidades inspiradoras só reforça a crença de que em momentos difíceis a diferença está na atitude: "Se não houver vento, reme!"


Endereço da página: